sábado, 3 de março de 2012

Uma folhinha e muitos selos.


Em minha última postagem, publiquei um envelope circulado entre a vila olímpica e a cidade iugoslava de Olovo. Hoje, publico um item que também gosto muito, pois o obtive em um leilão, logo que iniciei a minha coleção sobre Jogos Olímpicos, em meados dos anos 90 do século passado (risos).
As folhinhas filatélicas.
O colecionismo filatélico não se restringe aos selos postais. Desde a invenção do mesmo, em 1840, há diversos tipos de documentos ligados à comunicação postal disponíveis para o filatelista, como por exemplo, as folhinhas filatélicas.
Elas consistem em um material impresso "oficialmente ou particularmente, em papelão ou papel grosso, para fins filatélicos, destacando determinado evento. A folhinha não tem valor de franquia [isto é, não pode ser usada para pagar o envio de uma correspondência, tal como os selos postais, por exemplo]" (PEREIRA e CÉSAR, s.d., p. 75).
Berlim, 1936.
A imagem que abre esta postagem reproduz uma folhinha filatélica pertencente à minha coleção particular, alusiva à série de selos postais comemorativos emitidos pelo correio alemão com o intuito de divulgar os Jogos Olímpicos de Berlim. Trata-se, de uma série de oito valores sobretaxados, cujos desenhos foram feitos pelo artista M. Eschle. Os selos foram lançados em 9 de maio de 1936 e circularam até 30 de junho de 1937, quando perderam sua validade postal (MICHEL, 2000).
No caso específico desta folhinha, sua montagem e lançamento datam de 28 de julho de 1936, quatro dias antes do início dos jogos, o que significa que esta "peça" filatélica foi utilizada para fins de propaganda do evento que estava a começar. Aliás, o governo alemão da época não poupou esforços para divulgar os 11o. Jogos Olímpicos. Mais que itens colecionáveis, os remanescentes materiais desse esforço propagandísticos são testemunhos importantes da história do esporte no século 20.
Fontes.
MICHEL. Deutschland-Katalog 2000/2001. Münhen: Schwaneberger Verlag GMBH, 2000.
PEREIRA, A. C.; CÉSAR, C. D. Manual de filatelia. s.n.t.

4 comentários:

  1. Caramba, que peça linda! O.O

    De encher os olhos! Parabéns pela aquisição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens, muito obrigado pelo comentário! Então, eu tenho um "causo" sobre essa folhinha. Eu a adquiri quando era adolescente, creio eu que, por volta dos meus 16 - 17 anos de idade, em um leilão promovido pela Neumann Filatelia. Nossa, na época foi muito barato, se não me engano, paguei algo em torno de R$15,00 nela! Uma bagatela! Em uma outra ocasião, também por volta dessa idade, eu obti um segundo exemplar dela, que vendi a um amigo meu, o Cesar Salfer, que possui uma Alemanha Reich incrível. Nossa, eu gosto muito dessa folhinha.

      Excluir