sábado, 2 de fevereiro de 2013

De Berlim Ocidental para Porto Alegre - 2.

A confusão era grande nas comunicações postais da Alemanha, quando da sua rendição, em maio de 1945. O país estava devastado pela guerra e soluções de improviso estiveram na ordem do dia. A primeira série de selos postais ligada a Berlim Ocidental representa bem essa situação. Emitida em setembro de 1948, trata-se de uma série de selos regulares (Freimarken) destinada às zonas de ocupação aliadas no território alemão. A versão berlinense foi diferenciada através da sobreestampa BERLIN, em preto. O envelope circulado desta postagem possui um exemplar dessa série, uma recordação da Alemanha do pós-guerra.
Envelope circulado entre Belim Ocidental (04/02/1949) e Porto Alegre (19/04/1949). Correspondência simples, sem marca postal que indica uma forma de transporte especial. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Recorte e ampliação do canto inferior esquerdo do verso do envelope, no qual é possível ver a marca postal de chegada do mesmo em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

2 comentários:

  1. Envelope formidavel sobrecarga berlin gostei mesmo e como sempre uma historia genial ^^

    Fiz um envio ao amigo ^^ me diz quando recebe ele ^^

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Mitch.

    Muito obrigado pelo comentário. Eu também gosto muito desse envelope, aliás, ele é um dos meus favoritos! Estou procurando por outros que possuam selos dessa série de 1948.

    Assim que eu receber o seu envelope, darei um retorno. Um abração e escreva sempre!

    ResponderExcluir