sábado, 20 de abril de 2013

Olímpia, 1936: a invenção de uma tradição.

O ponto alto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos é atingido quando a pira olímpica é acesa. Através de uma corrida de revezamento, uma tocha especial é conduzida da cidade grega de Olímpia até a cidade-sede. Trata-se de um ritual que procura vincular as Olimpíadas modernas com o seu passado greco-romano, quando os Jogos Olímpicos eram realizados na antiga cidade de Olímpia, em honra a Zeus. No entanto, trata-se de uma tradição inventada durante o certame de 1936, em Berlim.
A escolha da capital alemã para sediar os 11º Jogos Olímpicos de Verão ocorreu em 31 de maio de 1931. Com a ascensão de Adolf Hitler ao poder, entre 1933 e 1934, a organização dos Jogos ganhou o apoio total do governo alemão. Em consequência, foi realizado o mais grandioso evento esportivo mundial até então. O bilhete postal a seguir foi enviado de Olímpia para Berlim, no dia 20 de julho de 1936. Justamente no dia em que, pela primeira vez na história dos esportes, a tocha olímpica foi acesa. Suas obliterações comemorativas confirmam o fato: um vestígio histórico de uma das mais célebres tradições do Jogos Olímpicos modernos.
Bilhete postal circulado entre as cidades de Olímpia (20/07/1936) e Berlim (26/07/1936). Tanto o bilhete quanto os selos fixados para completar o porte foram obliterados com carimbos comemorativos alusivos à cerimônia em que a tocha olímpica foi acesa, ocorrida naquele mesmo dia 20 de julho. Além das marcas postais de saída, também é possível ver neste documento, uma marca postal de chegada ao seu destino final, a Vila Olímpica, em Berlim (27/07/1936). Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do bilhete postal. Nele aparecem um selo regular grego fixado para completar o porte e duas obliterações: a primeira, comemorativa, aplicada sobre o selo e referente à cerimônia em que a tocha olímpica foi acesa; outro, alemão, referente à chegada do bilhete postal à Vila Olímpica (26/07/1936). Durante os Jogos Olímpicos de Berlim, os Correios da Alemanha produziram carimbos especiais usados nas agências postais espalhadas pelos locais em que ocorreram atividades ligadas ao certamente, como por exemplo, a Vila Olímpica (Olympisches Dorf). Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Referências:

HOLMES, Judith. Olimpíadas - 1936: glória do Reich de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1974 (História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial: conflito humano; v. 3). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário