sábado, 16 de novembro de 2013

De Nuremberg a Berlim.

A Juventude Hitlerista foi criada em 1922. Três anos após a nomeação de Adolf Hitler para o cargo de chanceler da Alemanha, em 1936, tornou-se obrigatório o alistamento de todos os jovens alemães a partir dos seis anos de idade. Os jovens permaneciam na organização até os 18 anos de idade. A H-J tinha um forte caráter miliciano e seus integrantes aprendiam, entre outras coisas, as ideias e as práticas ligadas ao Nacional-Socialismo. Paralelamente à Juventude Hitlerista existiu a Liga das Moças Alemãs, destinadas à doutrinação nacional-socialista das jovens alemãs. Ambas desapareceram após o término da Segunda Guerra Mundial e a abolição do regime nazista, em 1945.
 
Um jovem corneteiro pertencente à Juventude Hitlerista ilustra o bilhete postal publicado nesta postagem. Trata-se de uma correspondência circulada entre Nuremberg e Berlim, em 1937. Tanto o bilhete postal quanto sua obliteração são alusivos ao Congresso de Nuremberg, reunião anual do NSDAP. Porém, isso já é um outro assunto.
 
Bilhete postal (postkarte) circulado entre Nuremberg (13/09/1937) e Berlim - sem data de chegada registrada. Correspondência simples, obliterada com um carimbo alusivo ao Congresso de Nuremberg (Reichsparteitag der NSDAP) de 1937. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário