A Alemanha, do pós-guerra, estava devastada. O território alemão estava ocupado pelos aliados e os serviços públicos, como por exemplo, os correios funcionavam precariamente, sendo necessárias diversas formas de improviso, tal como mostra a correspondência a seguir, circulada em 1946.
1. Descrição do documento.
Envelope de condolências circulado entre as cidades alemãs de Markt Rettenbach (31/05/1946) e Neckarsulm (03/06/1946). Carta registrada, cujo pagamento do porte não foi comprovado com a fixação de selos postais, mas através da aplicação de uma marca postal "Gebühr Bezahlt" ("Taxa Paga", em uma tradução livre para o português). Este fato é um indício da precariedade e do improviso dos serviços postais alemães da época.
Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Figura 2: verso do envelope.
Belo achado prof. Wilson. Esta carta circulou dentro da zona de ocupação americana, certo?
ResponderExcluirEste carimbo de "taxa" é bem legal e interessante nao vi muitos como este. Envelope legal de condolecias,
ResponderExcluirEu tenho outro envelope, porém não é de condolências, com este tipo de marca postal. Confesso, que foi a primeira vez que eu vi. Você conhece outros tipos?
ExcluirExcelente postagem professor! Realmente muito interessante, tenho muita correspondência de guerra "Feldpost" e materiais relacionados a 1º Grande Guerra. Depois envio um email para trocarmos ideais a respeito da filatelia e particular a alemã!!
ResponderExcluir