sábado, 27 de junho de 2015

De Timisoara para São Paulo.

Mais um item obtido durante a Primeira Feira de Antiguidades, realizada em Joinville, no último dia 21 de junho. Trata-se, de um envelope circulado entre a Romênia e o Brasil, em 1941. Um envelope surradinho, porém cheio de história postal para contar, que ganhei do amigo Mario Viana, colecionador e comerciante de antiguidades em Jaraguá do SulSanta Catarina. É a ele que dedico esta postagem.

*
*   *

Envelope circulado entre as cidades de Timisoara (Romênia, 03/11/1941) e São Paulo (Brasil, 01/12/1941). Trânsito por Lisboa (Portugal, 13/11/1941) e ? (Brasil, 29/11/1941). Carta registrada (Registro número 482, Timisoara) e transportada pelo serviço de correio aéreo. Franquias múltiplas, com destaque para uma sextilha, fixadas sobre o envelope comprovam o pagamento dos portes aéreo e do registro. Correspondência interceptada, verificada e liberada pelo serviço de censura postal da Romênia, na época uma Monarquia que, desde 1940, estava envolvida com os reflexos do início da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) no Leste Europeu. Daí, talvez a razão para a censura postal. Há sobre o canto inferior direito da frente do envelope duas marcas numéricas, "10114" e "110", esta última, claramente, um carimbo circular aplicado sobre o envelope, que, infelizmente, ainda não conseguimos identificar.

Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Figura 2: verso do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

3 comentários:

  1. Bom dia Professor, obrigado pelas palavras no forumeiros, e este envelope acredito seja até mais difícil que os da Alemanha, até pela quantidade de cartas remetidas, concorda? ainda passa por Lisboa, com estilo de carimbo octagonal muito bonito, uma história e tanto esse envelope., abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde professor, por uma acaso chegou em minhas mãos uma coleção de selos, e nao sei como avaliar os mesmo pois nao sou colecionador, so sei que um unico selo q pesquisei vale 125 reais, e a coleção t3m ums 3mil selos, além de 180 discos de vinil, e yma mil livros, vx pode ne ajuda onde faço uma avaliação aqui em florianopolis? Tem algum lugar que eu possa levar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Felix.

      Muito obrigado pelo comentário e perdoe-me pela demora desta resposta. A avaliação de uma coleção de selos postais é sempre difícil e recomendo você entrar em contato com um comerciante especializado. Felizmente, aí em Florianópolis há a Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - AFSC que poderá auxiliar você. A seguir, o linque para contato: http://www.afsc.org.br/

      Excluir