sábado, 19 de setembro de 2015

Manifestação da SA, SS, NSKK e NSFK na Luitpoldarena, em Nuremberg.

Arrisco afirmar que o Nacional-Socialismo foi o fenômeno político que mais soube articular o seu imaginário com as "massas" das quais dependia o seu poder. "Ninguém melhor que Hitler compreendeu os princípios básicos da persuasão em massa e nenhuma organização trabalhou mais nem despendeu mais material no aperfeiçoamento da técnica de sua aplicação do que o Partido Nazista", reforça Barrie Pitt (1978, p. 6).

Neste contexto, os grandes comícios e os demais eventos públicos promovidos pelo NSDAP para uma enorme audiência foram atividades fundamentais para o próprio movimento nacional-socialista, das suas origens durante a década de 1920 até o seu final amargo, em 1945. Os congressos anuais do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães foram os principais eventos públicos promovidos pelo NSDAP em seu calendário.

A primeira "reunião" foi realizada em 27 de janeiro de 1923, na cidade de Munique, no sul da Alemanha. A partir de 1927, os congressos passaram a ocorrer em Nuremberg, até sua última edição, em 5 de setembro de 1938. As reuniões anuais do NSDAP foram chamadas oficialmente de "Reichsparteitag", "Dia Nacional do Partido", em uma tradução livre para o português. O evento de 1938 foi o mais grandioso de todos (WIKES, 1978).

Figura 1: flâmula de propaganda alemã alusiva ao Reichsparteitag de 1938, último evento do gênero, cujo tema foi a "Grande Alemanha" (Grossdeutschlans). Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

*
*   *

Vista panorâmica do Luitpoldarena, durante a realização de uma edição do Reichsparteitag, em Nuremberg. Nela foram retratados Adolf Hitler (1889 - 1945) e uma "manifestação" (appell) de integrantes das SA, SS, NSKK e NSFK, siglas estas que representam forças paramilitares pertencentes ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães - NSDAP. Embora as duas primeiras siglas sejam bem conhecidas entre o público, as duas últimas, NSKK e NSFK, não. Assim, respectivamente, elas significam: Nationalsozialistisches Kraftfahrkorps (Corpo Motorizado Nacional-Socialista) e Nationalsozialistisches Fliegerkorps (Corpo Aéreo Nacional-Socialista) (PIA, 1976). Ao fundo da imagem também aparece o "Salão de Honra" (Ehrenhalle), inaugurado em 1930. Comercializado no valor de 25 Centavos de Marcos, o equivalente ao porte para cartas simples com até 20 gramas de peso enviadas para o estrangeiro, esta vista panorâmica foi produzida pela editora Intra, de Nuremberg, e impressa pela Noris-Verlag G.m.b.H., também de Nuremberg. Pelo número "64" impresso no seu canto inferior direito, é certo que esta vista panorâmica fez parte de uma série, que foi comercializada durante o evento como uma das dezenas de suvenires oferecidos ao público que prestigiou o evento.

Figura 2: vista panorâmica do Luitpoldarena. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.


Figura 3: detalhe ampliado. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

*
*   *

Em 1933, o Luitpoldarena sofreu uma ampliação e aumentou sua capacidade de público para 150 mil expectadores. Junto com o "Campo Zeppelin" (Zeppelinhalle) e outros espaços, o Luitpoldarena era parte de um complexo enorme destinado para receber milhares de alemães durante a semana de realização do Reichsparteitag que, embora seu nome fosse "Dia Nacional do Partido", ele tinha a duração de uma semana.

Figura 4: áreas de concentração e desfile em Nuremberg para as reuniões anuais do NSDAP. Fonte: Wikipédia.

Figura 5: vista parcial do que sobrou da tribuna do Zeppelinhalle, em Nuremberg. Foto: Wilson de Oliveira Neto.

Referências:

PIA, Jack. Insígnias nazistas. Rio de Janeiro: Renes, 1976 (História Ilustrada da 2a. Guerra Mundial: especial cores; v. 1).
PITT, Barrie. O cerimonial do poder. In: WIKES, Alan. As reuniões de Nuremberg: os triunfos de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1978 (História Ilustrada do Século da Violência; v. 5).
WIKES, Alan. As reuniões de Nuremberg: os triunfos de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1978 (História Ilustrada do Século da Violência; v. 5).

6 comentários:

  1. Parabéns professor, excelente artigo e material esplendido.
    Um grande abraço.
    Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Marcus! Saudades de você e do pessoal no Rio, durante a Brasiliana. Espero poder rever vocês.

      Excluir
  2. Tanto nas fotos antigas como na mais recente (última) o panorama do tempo nublado...sensação de frio é a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Hermes.

      Muito obrigado pelo comentário. Quando eu visitei o local, eu senti um clima um tanto pesado, afinal, lá foi o epicentro da principal celebração nazista.

      Excluir
  3. Parabéns, Wilson!
    As publicações do seu blog são extremamente interessantes.

    Achei o tríptico de postais incrível!
    Tenho um postal alemão circulado em 1916 e acredito que o papel e as características da impressão sejam similares aos seus.
    Acho a qualidade destes cartões surpreendentes!
    São dos mais belos postais já produzidos em toda a história da Cartofilia, sem dúvidas!

    Segue o link para o postal ao qual me refiro:
    http://espacoavulso.blogspot.com.br/2015/09/postal-057-badenweiler-alemanha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anthony.

      Muito obrigado por seguir o blogue e pelos seus comentários. Eles são um grande incentivo para eu melhorar o meu trabalho.

      A qualidade dos cartões e selos postais alemães são surpreendentes mesmo. Eu tenho, por exemplo, selos que parecem ter sido comprados ontem nos correios.

      Na próxima semana, eu vou publicar alguma coisa que possuo da época da Primeira Guerra Mundial, produzida por um artista chamado Bruno Wennerberg. Rapaz, eles são incríveis.

      Um abração e até mais!

      Excluir