sábado, 28 de novembro de 2015

Carte postale pour les Prisonniers de Guerre.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), os correios militares não transportaram somente correspondências de militares nas frentes de combate. A circulação de bilhetes e cartas de prisioneiros de guerra também fez parte dos serviços postais de campanha ao longo do conflito. Genericamente conhecidas como POW (Prisoner of War), as correspondências despachadas dos campos de prisioneiros são um aspecto significativo dos correios em tempo de guerra.

*
*   *

Bilhete postal para prisioneiros de guerra (POW) circulado entre a cidade de Tashkent (Uzbequistão, 02/12/1915) e Ferenczhalom (Hungria - sem data de chegada registrada). Durante a Primeira Guerra Mundial, funcionou, nos arredores da cidade de Taskent, um grande campo de prisioneiros austríacos e alemães, capturados pelo Império Russo. Logo, é certo que o remetente deste bilhete estivesse prisioneiro neste campo. Na época, Tashkent fazia parte de um território conhecido como Turquestão Russo. Correspondência simples, isenta de selo postal e com dupla censura (russa e austríaca). A censura postal russa foi realizada na agência postal de Tashkent e foi confirmada através da aplicação de um carimbo manual oval roxo, com as seguintes informações: "Turkestan Local Military Censorship Commission", em uma tradução livre para o inglês. Já a censura postal austríaca, representada através de um carimbo triangular vermelho, foi realizada na cidade de  Viena, capital austríaca.

Figura 1: frente do bilhete postal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

3 comentários:

  1. Excelente postagem professor! Estou com um cartão postal de prisioneiro de guerra (POW) do campo de prisioneiros na Alemanha em MUSTER (WEST) Campo I. No próprio cartão tem carimbo do campo de prisioneiros, Escrito por um prisioneiro Francês. Estou pesquisando mais para fazer uma futura publicação. Estarei te enviando para prévia análise! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria me corresponder contigo e poder conhecer a sua história ...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria me corresponder contigo e poder conhecer a sua história ...

    ResponderExcluir