sábado, 2 de dezembro de 2017

Cartões postais patrióticos japoneses.

Os primeiros cartões postais foram introduzidos no Japão, durante o final do século 19, junto com os selos postais, no contexto de modernização e ocidentalização japonesas, conhecido como Restauração ou Revolução Meiji. Rapidamente, os cartões postais foram reconhecidos como meios de propaganda ideológica, de difusão dos valores morais e políticos do Estado japonês [1].

Entre a Guerra Russo-Japonesa (1904 - 1905) e a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), foram produzidos inúmeros cartões postais patrióticos para as forças armadas do Japão, como por exemplo, o que faz parte desta postagem (figura 1). Os estilos e os temas das ilustrações desses cartões postais foram variados, revela John Adcock [2].

Figura 1: frente do cartão postal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (São Bento do Sul, SC).

Segundo esse autor, "as tropas do Japão, geralmente, preferiam mais representações artísticas de tropas no terreno da selva e cenas pacíficas e bucólicas de paisagens e edifícios chineses"[3].

A ocupação japonesa na China.

Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937 - 1945) foi um conflito militar protagonizado pela China e pelo Japão, cujas origens estão situadas no declínio da monarquia chinesa e no expansionismo japonês no Extremo Oriente. A guerra foi travada na China continental a partir da invasão e ocupação nipônicas [4].

O conflito foi marcado por vitórias militares e massacres contra civis chineses, perpetrados pelos invasores, como por exemplo, o infame Massacre de Nanquim, em 1938. A seu respeito, Antony Beevor narra que:

"Os chineses certamente tinham uma ideia da violência do inimigo, mas não conseguiram imaginar o grau de crueldade que viria" [5]. O autor prossegue e revela que: "Os edifícios da cidade foram saqueados e incendiados. Para escapar dos assassinatos, estupros e destruição, civis tentaram se abrigar na 'zona de segurança internacional'" [6].

Nos territórios ocupados, foram criados Estados fantoches, tais como Manchukuo, localizado no nordeste da China, na região histórica da Manchúria, entre 1932 e 1945. A partir do final de 1941, com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o conflito foi absorvido pela Guerra do Pacífico, encerrada com a rendição incondicional japonesa, em 1945 [7].

Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, foram mobilizados mais de 10 milhões de homens e mortas mais de 20 milhões de pessoas, entre civis e militares [8].

Notas:

[1] - http://john-adcock.blogspot.com.br/2012/08/wartime-japanese-postcards.html
[2] - Ibidem.
[3] - Ibidem.
[4] - Ibidem.
[5] - BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 76.
[6] - Ibidem, p. 76.
[7] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Sino-Japonesa
[8] - Ibidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário