Os selos não são os únicos itens colecionados e estudados pelos filatelistas. Existe um tipo de material de comunicação postal muito apreciado pelos colecionadores, denominado "inteiro postal".
Mas, você sabe o que é um "inteiro postal"?
Trata-se de um meio de comunicação, que reúne, em um único objeto, o suporte em que a mensagem será enviada (e escrita, em alguns tipos de inteiros) e o selo impresso com o valor referente ao porte ao qual ele está destinado. Daí, ele ser pré-selado.
Os primeiros inteiros postais foram emitidos durante o século XIX. No Brasil, eles surgiram durante o final do Segundo Reinado, a partir da década de 1880. Segundo Peter Meyer, há diversos tipos de inteiros postais, tais como aerogramas, bilhetes e cartões postais, cartas-bilhete, cartas pneumáticas, cintas, envelopes, envelopes para valores e mensagens [1].
Eles podem ser emitidos de forma regular ou comemorativa, como é o caso do envelope pré-selado que faz parte desta publicação, lançado em comemoração ao aniversário do Dia da Vitória, comemorado na Bielorrússia em 9 de maio (figura 1).
Figura 1: frente do envelope pré-selado. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (São Bento do Sul, SC).
Geralmente, os inteiros postais comemorativos são decorados com fotografias e ilustrações impressas. Essa característica torna os inteiros peças filatélicas utilizadas em coleções temáticas.
Nota.
[1] - MEYER, Peter. Catálogo de selos do Brasil 2013: completo de 1648 - 2012. 58. ed. São Paulo: Editora RHM Ltda., 2012, p. 251.
[1] - MEYER, Peter. Catálogo de selos do Brasil 2013: completo de 1648 - 2012. 58. ed. São Paulo: Editora RHM Ltda., 2012, p. 251.
Nenhum comentário:
Postar um comentário