Quando tudo começou...
Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a revelação dos inúmeros crimes cometidos pelo regime nacional-socialista antes e durante este conflito, uma pergunta foi comum entre os historiadores e os demais interessados pelo passado recente da humanidade: como que Adolf Hitler e o Nacional-Socialismo foram possíveis?
Hitler foi nomeado primeiro-ministro em 30 de janeiro de 1933, em meio aos efeitos devastadores da Crise de 1929 sobre a economia e sociedade alemãs. Sua nomeação e posse foram importantes para a manutenção da governabilidade do mandato do então presidente Paul von Hindenburg.
O bilhete postal abaixo, em alemão, postkarte, foi emitido durante o início do ano de 1934 e celebra o aniversário de um ano da nomeação de Adolf Hitler para o cargo de primeiro-ministro. Na ocasião, ele ainda não era o Fueher dos alemães, poder este obtido somente após a morte de Hindenburg, em 2 de agosto de 1934, quando o Exército alemão manifestou o seu apoio a Hitler na sucessão do falecido presidente.
Bilhete postal alemão circulado entre as cidades de Nuremberg (30/01/1934) e Bremen, sem data de chegada registrada. O valor do porte, 6 Pfg., corresponde ao porte a ser pago por esse tipo de correspondência, muito comum na época. Embora sabemos que sua destinatária seja uma tal senhora Mathilde Feuerherd, o remetente desta correspondência é desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário