quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Eu deixei de explicar algo importante.

Na pressa de preparar o layout deste blogue, assim como de publicar sua primeira postagem, eu deixei de explicar como que ele irá funcionar. O meu objetivo principal é divulgar a Filatelia através da exibição e discussão dos selos e documentos postais que possuo em minhas coleções. Atualmente, eu coleciono os seguintes países e temas: Alemanha - período nacional-socialista (1933/45), Protetorado da Boêmia e Morávia (1939/45), Berlim Ocidental (1948/90) e República Federal da Alemanha (1949/90); Brasil - folhinhas filatélicas autorizadas e oficiais, e estou tomando coragem para iniciar um estudo sobre as séries "vovó" e "netinha"; Antiguidade clássica greco-romana; Jogos Olímpicos. Além desses países e temas, interesso-me pelas histórias postais dos municípios de Joinville e São Bento do Sul, ambos localizados no Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.



Pode parecer estranho a quem não está familiarizado com a prática filatélica essa seleção de países e temas. Porém, hoje é impossível que um filatelista colecione todos os países do mundo ou tudo quanto é tema. Isso só seria possível se o indivíduo colecionador fosse podre de rico e fizesse mais nada, além de colecionar selos. Como esse não é o meu caso, limito os meus esforços aos países e temas listados anteriormente.



Pretendo publicar algo, pelo menos, uma vez por semana. Via de regra, as publicações semanais consistirão na imagem de algum item pertencente a uma das minhas coleções, seguida de um breve texto para sua respectiva contextualização. Uma vez por mês, se tudo der certo, quero ver se publico um texto de maior fôlego. Eu também vou aproveitar o espaço deste blogue para divulgar outros blogues pertencentes a filatelistas ou à entidades filatélicas espalhados pelo Brasil. Há muita coisa bacana sobre Filatelia na internet e o mínimo que eu posso fazer é divulgar o esforço que pessoas e instituições fazem para tornar o colecionismo filatélico cada vez mais próxima do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário