quinta-feira, 21 de junho de 2012

Olympiafahrt 1936.

Recebi hoje, dia 21/06, uma encomenda que estava tirando o meu sono: um bilhete postal (postkarte) alemão que foi transportado pelo dirigível LZ 129 - Hindenburg, durante a "viagem olímpica", em 01/08/1936, quando da abertura dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha. Trata-se de um peça filatélica altamente histórica, vestígio de um evento esportivo que foi um divisor de águas na história das Olimpíadas modernas (MAYER, 1974).

Uma cerimônia para "ficar" na história.

A partir da nomeação de Adolf Hitler (1889-1945) para o cargo de Chanceller, em janeiro de 1933, o governo alemão não poupou recursos para tornar os XI Jogos Olímpicos de Verão um espetáculo esportivo jamais visto, a começar pela sua cerimômia de abertura, ocorrida no dia 01/08/1936. Realizada no recém-inaugurado Estádio Olímpico de Berlim, ela contou com diversas performances, entre as quais se destaca o voo do LZ 129 sobre o mesmo minutos antes da chega de Hitler ao estádio (ABRIL COLEÇÕES, 2009).
O dirigível partiu de Frankfurt am Main e, após sobrevoar o Estádio Olímpico, pousou no Aeroporto Central de Berlim, por volta das 16 horas da tarde. Uma grande quantidade de correspondência foi transportada nessa viagem, sendo o bilhete postal abaixo parte da mala postal transportada durante o Olympiafahrt.
Bilhete postal circulado entre Frankfurt am Main (01/08/1936) e Wiesbaden, com carimbo de trânsito pelo Aeroporto Central de Berlim (01/08/1936). Abaixo desse, encontra-se, em roxo, a marca postal especial alusiva à "viagem olímpica" do dirigível LZ 129 - Hindenburg. Os selos aplicados no postkarte somam um total de Rpf. 50 - valor este correspondente ao porte para esse tipo de correspondência. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

Referências:
ABRIL COLEÇÕES. 1919-1939: Hitler desafia a ordem mundial. São Paulo: Abril Coleções, 2009 (Coleção 70o. Aniversário da II Guerra Mundial; v. 1).
MAYER, S. L. A política no esporte. In: HOLMES, J. Olimpíada - 1936: glória do Reich de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1974 (História Ilustrada da 2a. Guerra Mundial: conflito humano; v. 3). 

8 comentários:

  1. Incrivel! Que peça maravilhosa! E o estado está muito bom heim?
    Parabéns e obrigado por dividir com a gente!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Sandro! Vou confessar algo: desde a adolescência eu namoro esse carimbo especial. Quando eu tive a oportunidade de adquirí-lo, eu não tive dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Buena pieza de colección, estupenda, por el significado que tambien tiene en la historia del siglo XX. Saludos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo seu gentil comentário. Fique à vontade para visitar e comentar o blogue sempre que quizer. Saudações e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Bela aquisição, professor. brigado por compartilhá-la.

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos do CALHEV.

    É uma imensa satisfação ter vocês como seguidores do meu blogue e ler o comentário acima. Estejam sempre à vontade para visitar e comentar o blogue. Um grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  7. Belíssima peça! Obrigada pelo seu convite para visitar o seu Blogue. Meu privilégio e excelente oportunidade para "enriquecer" os meus conhecimentos com o seu conteúdo, aliado ao deleite de apreciar as excelentes peças que aqui partilha.
    Cordiais saudações açorianas

    ResponderExcluir
  8. Minha prezada amiga.

    Muito obrigado pelo gentil comentário. Esteja sempre à vontade para visitar o meu blogue e comentá-lo.

    ResponderExcluir