quarta-feira, 7 de novembro de 2012

De Praga para Hamburgo.

Segunda e Quarta-Feiras são os dias da semana que o carteiro passa pela minha casa, em São Bento do Sul (SC). Geralmente, fico um tanto ansioso, pois frequentemente estou à espera de algo, seja uma carta enviada por um amigo filatelista ou uma encomenda a chegar. Hoje, Quarta-Feira, dia 07/11/2012, foi um desses dias. Bem no meio da tarde fui chamado pelo carteiro que tinha um envelope para entregar. Dentro dele, entre outras coisas, o envelope circulado abaixo, a mais recente aquisição para a minha coleção sobre o Protetorado da Boêmia e Morávia.
Envelope circulado entre as cidades de Praga (23/06/1942) e Hamburgo (25/06/1942). Correspondência registrada, cujos selos fixados sobre o envelope foram obliterados com um carimbo de primeiro dia em vermelho (20/04/1942) referente ao lançamento do selo de 4 Coroas na cor azul. Como o carimbo de primeiro dia não tem o objetivo de inutilizar o selo postal sobre o qual foi aplicado, mas de registrar o início de uma circulação, não foi necessário o pagamento de um novo porte pelo remetente. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do mesmo, em que é possível ver as marcas postais de chegada ao destino. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

5 comentários:

  1. Este envelope é bacana mesmo, interessante tanto o carimbo vermelho quanto os carimbos de viagem e chegada. Como sempre eu fico anciozo da chegada do teu carteiro, pois cada vez um curso e uma bela mostra vem com este ^^

    Obrigado mais e mais por teu blogue meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minha as palavras do Mitch...
      Abraço

      Excluir
    2. Prezados Mitch e Amaury.

      Muito obrigado pelos comentários. Há um dado interessante sobre os carimbos comemorativos na história postal da Boêmia e Morávia. Há muitos deles aplicados na cor vermelha. Além disso, há exemplares em vermelho com detalhes em azul, que tornam a obliteração belíssima.

      Excluir
  2. Oi tudo bem, adorei seu blog. Muito bom e com muita boa informaçao. Ja me fiz seguidor de seu blog. Eu tambem possou 1 blog sobre filatelia e outrso 3 mais. Espero por sua vcisita e quem sabe sua retribuiçao de se fazer seguidor tambem de meu blog ou quem sabe de meus blogs.
    Abraço, Valter Maqrues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Valter Marques.

      Muito obrigado pelos comentário e convite. Já estou seguindo o seu blogue filatélico! Ah, aproveitei e encontrei você no Facebook!

      Saudações e até mais.

      Excluir