sábado, 9 de março de 2013

Anschluss!

Os primeiros disparos da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) foram antecedidos pela expansão alemã na Europa central, entre 1934 e 1939. A anexação da Áustria, em março de 1938, foi parte desse processo, que resultou na formação da "Grande Alemanha". Após as tropas alemãs marcharem pelo território austríaco, o Anschluss, como ficou historicamente conhecido, ganhou legalidade através de um plebiscito realizado na Áustria, em 10 de abril de 1938. 99% do público votante aprovou a anexação, desfeita somente em 1945, com o término da guerra na Europa. Em 8 de abril de 1938, os Correios da Alemanha emitiram uma série comemorativa alusiva ao plebiscito. Ela foi formada por um único selo, no valor de 6 Rpf., que possuiu uma variação de tamanho, daí ela ser registrada no catálogo Michel como os números 662 e 663. Finalizando, a série Volksabstimmung in Österreich circulou por alguns meses, sendo desvalorizada em 31 de dezembro de 1938.
Quadra de selos postais usada sobre uma correspondência despachada da cidade de Bremen (08/04/1938). O valor total dos quatro selos é de 24 Rpf. Se somarmos mais um selo regular de 1 Rpf., teremos o preço do porte para uma carta simples enviada para o estrangeiro, como por exemplo, o Brasil. Teria essa quadra feito parte de uma carta circulada entre Bremen e alguma cidade brasileira do final da década de 1930? Outro detalhe interessante a seu respeito é a data registrada no carimbo obliterador: 08 de abril de 1938, justamente o dia em que esses selos postais foram lançados pelos Correios alemães. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Envelope circulado entre as cidades de Viena, Áustria (17/04/1938) e Leipzig, Alemanha - sem data de chegada registrada. Carta simples que, após o Anschluss, pode ser considerada uma correspondência circulada dentro do território da Alemanha, o que justifica o valor pago pelo seu remetente, 12 Rpf. e mesmo o uso de selos postais alemães. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

3 comentários:

  1. Outro detalhe interessante a seu respeito é a data registrada no carimbo obliterador: 08 de abril de 1938, justamente o dia em que esses selos postais foram lançados pelos Correios alemães.

    certamente entao um carimbo de primeiro dia ^^ quadra muitop legal, aula didatica meu amigo

    Vejo que muitas vezes as cartas a partir de 1935 nao recebiam por vezes os carimbos de chegada. eu também tenho varios envelopes da época da Alemanha que não receberam carimbo de chegada e até me pergunto se estes nao ocorrimas sobre tudo quando tinha controle de duana. Ao menos para os envios desta época.

    Belissimo curso, lmegais os selos e a historia, como sempre genial

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Mitch.

      Muito obrigado pelo comentário e pelos cumprimentos. É sempre um prazer conversar com você sobre as minhas postagens. Eu também notei que, as correspondências circuladas entre a Alemanha e o Brasil da época só recebiam marcas de chegadas, quando transportadas pelo Correio Aéreo ou quando eram registradas. Fora isso, cartas comuns, mesmo oriundas do estrangeiro, não costumavam receber marcas postais de chegada. Sinceramente, isso é algo que eu gostaria de saber: os funcionários do D.C.T. recebiam instruções para aplicar marcas de chegadas em todas as correspondências que entravam no Brasil? Ou, devido ao grande fluxo de comunicação postal, comente os correios aéreo e registrado eram marcados?

      Excluir
  2. Como siempre los sellos dan pie para explicar la historia. Saludos

    ResponderExcluir