terça-feira, 5 de março de 2013

Hitler sobre fragmentos.

Carimbologia ou Marcofilatelia é o nome dado ao ramo da Filatelia especializado na reunião e no estudo das marcas postais, conhecidas genericamente como "carimbos". Tal como outros campos do colecionismo filatélico, a Marcofilatelia lida com documentos anteriores à criação do selo postal, em 1840, na Inglaterra. Nesse sentido, ela pode ser colecionada e estudada através de dois recortes temporais, os quais são:
  1. Marcas Pré-Filatélicas (até 1840);
  2. Marcas Filatélicas (a partir de 1840).
Esta postagem diz respeito às marcas filatélicas, em particular aquelas conhecidas como Carimbos Comemorativos ou CBC. A função básica de um CBC é a comemoração, tal como mostram os dois fragmentos a seguir, alusivos ao aniversário de 49 anos de idade de Adolf Hitler, celebrado pelos correios da Alemanha, em abril de 1938.

Selo postal comemorativo sobre fragmento. Carimbo comemorativo alusivo ao aniversário de Adolf Hitler (Des Führers Geburtstag) celebrado em 20 de abril de 1938. Geralmente, os CBC possuem um ou mais locais onde são lançados. No caso deste, foi a cidade de Berlim. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

Selo postal comemorativo sobre fragmento. Carimbo comemorativo alusivo ao aniversário de Adolf Hitler (Des Führers Geburtstag) celebrado em 20 de abril de 1938. CBC lançado na cidade de Braunau am Inn, na Áustria, cidade-natal de Hitler. Uma curiosidade: a edificação representada no CBC é o local em que Adolf Hitler nasceu. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

9 comentários:

  1. Dois carimbinhos bem legais estes ai. O selo normal para o porte da época.

    Fazia tempo que nao podia passar por aqui, legal este blog ta show mesmo

    Obrigado mais uma vez pela aulinha

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário meu amigo! Eu tenho um envelope circulado entre Berlim e São Paulo, de 1938, postado com essa série e esse CBC. Vou publicá-lo na minha próxima postagem.

    ResponderExcluir
  3. Detalhe na aplicação do carimbo.. consegue-se ler perfeitamente em todos seus detalhes ao contrário do que geralmente acontece em nossas agências dos correios no Brasil.
    Seria temor em aplicar um carimbo de maneira displicente sobre a
    imagem de Hitler e vir a sofrer punições ou responsabilidade e
    compromisso de fazer bem feito com o que faz independente quem
    seja o personagem no selo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Hermes e muito obrigado pelo comentário. A qualidade no serviço postal alemão é anterior à nomação de Adolf Hitler ao cargo de chanceler, em janeiro de 1933. Há diversos envelopes circulados, por exemplo, do final do século 19, com obliterações excelentes, o que contrasta com o desleixo histórico praticado aqui no Brasil, o que é uma pena, pois a Carimbologia brasileira é muito rica, tanto em CBC quanto em carimbos regulares. No caso específico do período hitlerista, houve um empenho muito grande por parte dos Correios da Alemanha em tornar a comunicação postal e a filatelia meios para a divulgação das ideias nazistas. Nesse sentido, o cuidado tomado na aplicação desses CBCs pode ser interpretado como uma mistura entre a divulgação de propaganda política e a histórica qualidade nos serviços postais e filatélicos dos Correios alemães. Por outro lado, o culto à personalidade de Hitler foi levado às últimas consequências na Alemanha e, certamente, um borrão sobre a efígie do führer não seria bem visto. Finalizando, mais uma vez, muito obrigado pelo comentário e esteja sempre à vontade para escrever!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem agradece sou eu pois encontrei uma rica fonte sobre filatelia
    alem do nosso fórum.

    ResponderExcluir
  6. Olá Wilson...primeiramente desejo tudo esteja bom p vc e familiares.
    Estou começando o planejamento de meu 1º álbum. Será fauna/flora
    brasileira. Iniciando pelas aves..aracnídeos..insetos..etc etc para
    isso estou buscando exemplos de álbuns prontos para ter uma idéia de
    como montar. Estive olhando o seu sobre "Arqueologia" - Brasil.
    A identificação do selo vc faz com uma pequena etiqueta adesiva?
    Também pode-se imprimir direto na folha logo abaixo do local onde ficará o selo certo? Existe um procedimento a ser seguido quanto a
    ordem sequencial como ano de emissão? Deixo o espaço reservado para os faltantes ou posso incluir no final a medida que vou conseguindo? Os seus já estão dentro de seus protetores? Não percebe-se o plástico protetor. Desculpe tantas perguntas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Detalhe: Estou montando no Word. Vc teria alguma
    sugestão sobre outro programa. Tentei no corel mas
    falta prática no uso.

    ResponderExcluir
  8. Ola. Senhor wilson..gostaria de saber se tem enterece em comprar selos..da alemanha. ..saõ mais ou menos uns 5 milselos entre eles uns 1000,so de hitler..posso mandar fotos por email..gilrobsilva@gmail.com..obrigado..

    ResponderExcluir