sexta-feira, 23 de agosto de 2013

De Kiel-Holtenau para Recife.

O carteiro acabou de deixar aqui em casa uma encomenda muito esperada: o envelope desta postagem, um Zeppelin de 1935, a oitava viagem entre a Europa e a América do Sul.
 
O dirigível LZ 127 Graf Zeppelin foi construído durante o final da década de 1920. A empresa responsável pela sua construção foi a Luftschiffbau-Zeppelin GmbH. Seu voo inaugural ocorreu em 1928, entre Frankfurt (Alemanha) Nova Iorque (Estados Unidos). A primeira passagem do LZ 127 ao Brasil aconteceu em 1930 e deu início a uma longa história postal, marcada pela confecção dos mais belos e valiosos cartões postais e envelopes circulados, verdadeiras gemas da Aerofilatelia brasileira.
 
Envelope circulado entre Kiel-Holtenau (16/07/1935) e Recife (18/07/1935). Carta comum transportada pelo serviço de correio aéreo alemão, conforme comprovam a etiqueta azul (Mit Luftpost) fixada no canto inferior esquerdo do envelope e a marca postal vermelha (Deutsche Luftpost) aplicada próxima ao centro do mesmo. Correspondência transportada pelo dirigível alemão LZ 127 Graf Zeppelin, durante sua oitava viagem à América do Sul, segundo atestam as obliterações feitas sobre os selos postais fixados sobre o envelope - em uma tradução livre: "Correio Aéreo Alemão"; "Europa - América do Sul"; "Dirigível Graf Zeppelin"; "Oitava Viagem". Coleção: Wilson de Oliveira Neto (Ex-Antonio Carlos Pulsy).
 
Verso do envelope, onde é possível verificar a marca postal de chegada e identificar o remetente, um certo Sr. Gustav Schultz.



3 comentários:

  1. Beleza de Envelope Professor, fico contente por suas postagens
    Parabéns e Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelos cumprimentos J.R.! Um grande abraço e até mais.

      Excluir
  2. Este envelope é extraordinário. Melhor não poderia ser.

    ResponderExcluir