quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"America celebra jubilosamente el dia del descubrimento".

O mês de outubro é rico em festas. Aqui no Brasil, somente no dia 12, celebramos os Dias da Criança, de Nossa Senhora Aparecida e do Descobrimento da América, este último ocorrido em 1492. O descobrimento da América, tema desta postagem, ocorreu durante o final do século 15, no contexto das navegações ibéricas (Portugal e Espanha) e do término da Guerra de Reconquista (1086 - 1492). Ele foi protagonizado pelo navegador italiano Cristóvão Colombo (1451 - 1506), cuja expedição deixou o porto de Palos (Espanha), no dia 3 de agosto de 1492. Dois meses depois, em 12 de outubro, Colombo e sua tripulação desembarcaram na ilha Guanaani (San Salvador), no Caribe. Apesar de Cristóvão Colombo ter acreditado que chegou ao Japão (Cipango), a América havia sido "descoberta". Até 1402, Colombo realizou quatro viagens de exploração à América, porém sem reconhecer que as terras em que percorreu tratavam-se de um novo continente. Cristóvão Colombo faleceu amargurado e esquecido em Valladolid (Espanha), em 1506.
 
Bloco russo emitido em 1992 em celebração ao aniversário de 500 anos da descoberta da América. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Na filatelia, Cristóvão Colombo e o descobrimento da América são temas recorrentes em selos, bilhetes, carimbos, flâmulas e demais documentos postais. Um exemplo famoso é a série de selos postais comemorativos emitida pelos Correios dos Estados Unidos em 1893 (Scott, 230 - 245). O nome oficial da série é "Columbian Exposition", porém, aqui no Brasil, ela também é conhecida como série "Columbus". Trata-se de um conjunto formado por quinze selos postais de rara beleza, sendo a primeira série de selos postais comemorativos emitida nos Estados Unidos.
 
Envelope circulado entre as cidades de Buenos Aires, Argentina (11/10/1943) e Joinville, Brasil (23/10/1943), com trânsito pelo Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (?), em 15/10/1943. Envelope aberto pelo serviço de censura postal sul-rio-grandense, conforme comprovam a fita usada para lacrar a correspondência após a verificação e liberação do seu conteúdo e as marcas postais em vermelho aplicadas sobre a mesma. A obliteração dos selos fixados sobre o envelope foi realizada através de um processo mecânico. Ao lado de cada carimbo obliterador há flâmulas alusivas ao aniversário da descoberta da América com a seguinte frase: "America celebra jubilosamente el dia del descubrimento". Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Verso do envelope sobre o qual foram aplicadas as marcas postais de trânsito, censura e chegada. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.




2 comentários:

  1. En España en 1992 salio una serie sobre Colón y el Descubrimiento de 6 hojas bloque. Las colocare en mi blog próximamente. Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Muito obrigado pelo comentário. Vou acessar o seu blogue e conhecer a série de selos postais.

      Excluir