sábado, 19 de outubro de 2013

De Berlim para São Paulo, via Correio Aéreo.

O serviço de correio aéreo na Alemanha foi iniciado durante o começo do século passado. A primeira série de selos postais destinada ao transporte de correspondências através de aviões foi emitida em 1912. Durante a década de 1930, o Correio Aéreo Alemão era eficientíssimo. Uma carta despachada da Alemanha para o Brasil levava cerca de uma semana para chegar ao destino.
 
Envelope circulado entre as cidades de Berlim (17/08/1939) e São Paulo (23/08/1939). Carta simples, transportada pelo serviço de correio aéreo alemão, conforme indica a etiqueta azul impressa sobre o canto inferior esquerdo do envelope e, no verso, a marca postal de chegada, referente ao "Correio Aéreo", "São Paulo". O valor facial dos selos fixados sobre o envelope não corresponde ao valor correto para este tipo de correspondência, cujo porte na época era de RM. 1.50 e não 1.54. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Verso do envelope, sobre o qual foram aplicadas as marcas postais de chegada. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.



2 comentários:

  1. Belo envelope professor, os carimbos do Brasil perfeitos..parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário J.R. Tinha um envelope da Alemanha, circulado durante o começo da década de 1930, com carimbos ferroviários, que era lindo. Contudo, naquele momento, o valor estava além do que eu podia pagar.

    ResponderExcluir