terça-feira, 17 de dezembro de 2013

De Chemnitz para Chemnitz.

Esta postagem é a continuação da publicação dos envelopes circulados alemães obtidos junto à Neumann Filatelia, durante a visita do autor à Brasiliana 2013 (Rio de Janeiro, 19 - 25 de novembro). A seguir, a descrição e a análise de uma carta circulada dentro da cidade alemã de Chemnitz, em 1934.
 
1. Descrição e análise.
 
Envelope circulado dentro da cidade alemã de Chemnitz (07/08/1934) - sem data de chegada registrada. Chemnitz está localizada no Estado da Saxônia, no leste da Alemanha (figura 1). Possui aproximadamente 350 mil habitantes e, entre 1953 e 1990, chamou-se Karl-Marx-Stadt.
 
Figura 1: localização de Chemnitz (vermelho) no Estado da Saxônia. Fonte: Wikimedia Commons.
 
Carta simples (figura 2), sobre a qual foi fixado um par de selos postais de 6 Rpf. correspondente ao valor pago pelo remetente para correspondências de tráfego de longa distância (Fernverkehr) com até 20 gramas de peso. Ainda sobre os selos postais fixados, eles são segundo valor da série alusiva ao Colonialismo alemão (Kolonialfeier - Deutsche Kolonialforscher). A série foi lançada em 30 de junho de 1934, em quatro valores 3 Rpf., 6 Rpf., 12 Rpf. e 25 Rpf. Cada um desses valores corresponde ao valor de um tipo específico de tarifa postal vigente na época. Finalizando, os selos fixados sobre o envelope foram obliterados através de um sistema mecânico de obliteração.
 
Figura 2: frente do envelope. Coleção; Wilson de Oliveira Neto.
 
2. Referências.
 
_____. Deutschland-spezial-katalog 2002: Band 1. München: Schwaneberger Verlag, GMBH, 2001.
MICHEL. Deutschland-katalog 2000/2001.  München: Schwaneberger Verlag GMBH, 2000.




4 comentários:

  1. Felicitaçoes , belissimo envelope e historia, selos bonitos gostei do par, carimbo bem batido mesmo se por maquina :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Mitch! Eu senti muita falta dos seus comentários. Como é bom encontrar você novamente aqui no blogue. Eu estou tentando obter, pelo menos, um envelope circulado para cada série da Alemanha Reich. Eu também gostei muito deste envelope e você está correto quanto ao carimbo, uma boa obliteração mesmo sendo um processo mecânico. Um abração e até mais.

    ResponderExcluir
  3. Estamos por aqui Professor, com sua aula prática e bem definida fica mais fácil de entender à Marcofilia e os demais assuntos pertinentes à história postal.Beleza de obliteração..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelos cumprimentos J.R. Sua presença neste blogue é uma das coisas que mais aprecio. Um grande abraço e até mais.

      Excluir