Última postagem de 2013! Um ótimo ano, especialmente, para a filatelia que pratico. Para encerrar o ano, vou publicar mais um estudo sobre censura postal no Brasil, através de um envelope circulado entre as cidades de Pelotas e Porto Alegre, em 1932.
1. Descrição e análise.
Envelope circulado entre as cidades sul-rio-grandenses de Pelotas (26-27/08/1932) e Porto Alegre (27/08/1932). Carta simples, transportada pelo Serviço de Correio Aéreo, conforme comprovam os selos fixados sobre o envelope (RHM, A-19 e A-17) e as marcas postais aplicadas sobre o mesmo (figuras 1 e 2).
Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Figura 2: verso do envelope.
Em Pelotas, o envelope recebeu um carimbo de censura, provavelmente quando deu entrada nos Correios desta cidade. Trata-se de uma marca postal na cor roxa, com a palavra "CENSURADA", escrita em letras maiúsculas e sem moldura (figura 3). Segundo a catalogação feita por Meiffert (2012), foram encontradas outras correspondências enviadas para Pelotas - 01/09/1932, Curitiba para Pelotas e 21/09/1932, "Bahia" para Pelotas - , além de uma carta de 28/10/1930 sobre a qual também foi aplicado o mesmo carimbo de censura.
Figura 3: frente do envelope (detalhe).
Finalizando, resta explicar a razão que levou à censura deste envelope e dos outros dois mencionados por Jürgen Meiffert (2012), que circularam em épocas próximas à carta analisada nesta postagem. Durante meados de 1932, ocorreu no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, uma rebelião contra o governo provisório de Getúlio Vargas, conhecida como Revolução Constitucionalista. O Rio Grande do Sul foi um dos locais onde ocorreram conflitos militares e políticos decorrentes desse levante, conforme relatam Luís Fernando da Silva Laroque e Janaíne Trombini. Possivelmente, a prática da censura postal na cidade de Pelotas, assim como em outras cidades gaúchas no mesmo período, atendeu à necessidades de segurança típicas de uma época de conflitos militares e políticos que foi o começo da década de 1930 no Brasil.
2. Referências.
MEIFFERT, Jürgen. Zensurpost in Brasilien. Katalog der Zensur-und Prüferstempel, Verschlusszettel und Zensur-Beanstandugszettel (1917 - 1972). 2. ed. Lohmar: Arbeitsgemeinschaft BRASILIEN e.V. im BDPh e.V., 2012.
MEYER, Peter. Catálogo de Selos do Brasil 2013: completo de 1648 - 2012. 58. ed. São Paulo: Editora RHM Ltda., 2012.
Carta interessantissima, belo envelope bem conservado e otima historia, selos legais. Um belo presente de natal que nos faz o amigo.
ResponderExcluirGrandes abraços e boas festas para ti e a familia
Muito obrigado pelo comentário MItch. Eu estou me envolvendo com o estudo da censura postal no Brasil. Um abração e Boas Festas!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Professor, este tema sobre a censura no Brasil é interessante, e acredito tenha literatura farta para futuramente adicionar..Abraço e Parabéns
ResponderExcluir