terça-feira, 4 de março de 2014

De Hamburgo para Bahia.

Colecionar envelopes circulados não é uma tarefa fácil. Quanto mais antiga a época que o filatelista coleciona, mais difícil é encontrar envelopes que combinam bom estado de conservação com portes corretos e com selos comemorativos fixados. Portanto o envelope desta postagem é muito interessante, pois possui quatro características indispensáveis à coleção de cartas circuladas: bom estado de conservação; porte exato; fixação de selos comemorativos; obliteração limpa e nítida (fig. 1).

Trata-se de um envelope circulado entre as cidades de Hamburgo (Alemanha, 06/03/1937) e Salvador (Bahia, 28/03/1937) [1]. Carta simples, transportada por navio, cujos selos fixados correspondem ao valor do primeiro porte internacional, vigente na Alemanha desde 01 de dezembro de 1933: 25 Rpf. (4+3+6+12). Ainda sobre os selos postais fixados sobre a carta, os três últimos valores (3, 6 e 12) formam uma série completa, emitida em 03 de março de 1937, conhecida como Luftschutz ("defesa antiaérea", em uma tradução livre para o português). Finalizando, os selos fixados sobre o envelope foram obliterados mecanicamente, através de um sistema conhecido em espanhol como "matasello de rodillo".

Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Nota:

[1] - Não foi encontrado no envelope qualquer referência à cidade de Salvador como destino desta carta. Há somente um nome e um estado: Wildberger & Cia., Bahia. Deduzimos que a cidade-destino do envelope seja Salvador, pois lá existiu entre as décadas de 1930 e 1960 a empresa Wildberger & Cia., que durante anos foi líder na produção e exportação de cacau.

2 comentários:

  1. Um envelope bem apresentado Professor, como bem explica na matéria, e realmente sempre difícil conseguir essas preciosidades.Abraço no dia do Filatelista

    ResponderExcluir
  2. Outro abraço à você J.R. E feliz Dia da Filatelia para nós!

    ResponderExcluir