segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Primeiro Congresso Nacional dos Veteranos de Guerra do Brasil.

A Força Expedicionária Brasileira foi criada em 1943. Ela foi a única força terrestre latino-americana própria a lutar contra o Eixo, no teatro de operações europeu, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Foram 239 dias de participação brasileira na Campanha da Itália, entre 6 de setembro de 1944 e 2 de maio de 1945. Na Itália, os pracinhas lutaram contra combatentes alemães e italianos.

Alguns anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e do retorno dos pracinhas ao Brasil, foi realizado o Primeiro Congresso Nacional dos Veteranos de Guerra do Brasil, na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 15 e 19 de novembro de 1953. O evento foi prestigiado com a presença do então Marechal Mascarenhas de Morais (1883 - 1968), ex-comandante da FEB, entre 1943 e 1945. Entre outros fatos, destacam-se as teses aprovadas durante o congresso, voltadas ao amparo e à reintegração social dos veteranos brasileiros [1].

O Primeiro Congresso Nacional dos Veteranos de Guerra do Brasil também foi marcado pelo lançamento de um carimbo comemorativo e pela emissão de uma folhinha filatélica, cujas imagens ilustram esta postagem.

Figura 1: folhinha filatélica alusiva ao Primeiro Congresso Nacional dos Veteranos de Guerra do Brasil, realizado em Curitiba (PR), entre os dias 15 e 19 de novembro de 1953. Peça filatélica composta pelo suporte em papel-cartão (folhinha), um selo postal comemorativo (RHM C-309), obliterado em 16/11/1953, e um carimbo comemorativo em que é possível ver o distintivo da FEB em frente a uma árvore de araucária. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Figura 2: verso da mesma folhinha, em que são possíveis visualizar os seguintes itens: número da folhinha (0622), valor de venda (15 Cruzeiros) e a assinatura do General Jayme Santos, na época presidente da Legião Paranaense do Expedicionário.

Nota:

[1] - As informações acerca dos encaminhamentos do Primeiro Congresso Nacional dos Veteranos de Guerra do Brasil foram fornecidas pelo Prof. Dr. Dennison de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná. Meus mais sinceros agradecimentos ao amigo e grande mestre sobre a história da FEB.

2 comentários:

  1. Olá Professor, história da Revolução de 1932, exelente matéria e as peças muito bonitas também, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário J.R. Um grande abraço e até mais!

      Excluir