O envelope desta postagem faz parte de um conjunto de envelopes circulados alemães que recebi recentemente do amigo e filatelista franco-brasileiro Michel Marques (Mitch). Portanto, antes de qualquer imagem ou descrição publicadas, gostaria de agradecer o Mitch pelos envelopes enviados que contribuem significativamente para os meus estudos filatélicos.
1. Descrição e imagem.
Envelope circulado entre as cidades de São Paulo (Brasil, 19/06/194?) e Flensburg (Alemanha, sem data de chegada registrada). Carta simples, transportada pelo serviço de correio aéreo, conforme comprova o carimbo datador/obliterador aplicado sobre os selos postais fixados sobre o envelope (da esquerda para a direita, em sentido horário: 400+1200+1200+1200+1200). Ao chegar à Europa, o envelope foi interceptado, aberto e verificado pelo serviço de censura postal militar alemã. O local em que ocorreu a censura postal é um centro de verificação de correspondências situado na cidade de Munique (Alemanha). Esses fatos são comprovados pelos carimbos de censura e de censor aplicados sobre o envelope (frente e verso), bem como a fita usada para lacrar o envelope após o estudo do seu conteúdo.
Figura1: frente do envelope. Sobre sua base foram aplicados dois carimbos de censores ("2119" e "33"). No canto superior esquerdo, abaixo do selo postal regular de 400 Réis, há uma falha na continuidade do carimbo datador/obliterador aplicado. Provavelmente, isso se deve ao fato que, ali havia outro selo postal regular fixado. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Figura 2: verso do envelope. É possível ver sobre o verso do envelope a fita usada no lacre do envelope após a verificação do seu conteúdo, bem como os carimbos de censura usados na finalizando do processo de censura postal. A letra "d" impressa abaixo da águia sobre a suástica (fita) indica o local onde o envelope foi aberto e checado: Munique, Alemanha. Trata-se de um fato estranho, pois o centro destinado para as correspondências aéreas oriundas da América do Sul estava localizado em Berlim. O que teria causado tal mudança de local? Possivelmente, ao chegar à Europa, este envelope deve ter transitado por Portugal, mais precisamente, Lisboa, tal como outros exemplos de correspondências circuladas na época. Em Munique funcionou um centro de censura postal destinado à verificação de cartas oriundas da Espanha, Itália, Suíça e de Portugal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
2. Centros de censura postal militar alemã na Europa, durante a SGM.
Como sempre otima explicação e historia. Legal tembém este documento que mostra os paises censurados e o local, assim poderei ver quando e si recebo outras cartas de censura.
ResponderExcluirFico contente e vejo que como sempre estas cartas encontram um belo sentido em sua coleção
O que seria este carimbo vermelho U em baixo do 33?
ResponderExcluirMuito obrigado pelos comentários Mitch! Sobre aquela marca abaixo do carimbo "33" eu não sei o que é. Porém, estou para obter um estudo sobre censura postal militar alemã e através dele, tentar descobrir.
Excluir