terça-feira, 14 de outubro de 2014

De Zurique para Londres.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), a  Suíça foi um país neutro. Contudo, isso não significa que seus cidadãos estiveram completamente isentos dos efeitos do conflito. É, pelo menos, o que sugere o bilhete postal publicado neste postagem, circulado entre as cidade de Zurique (Suíça) e Londres (Inglaterra), em 1943.

1. Descrição do documento.

Bilhete postal (postkarte) circulado entre as cidades de Zurique (Suíça, 17/05/1943) e Londres (Inglaterra, sem data de chegada registrada). Correspondência simples, transportada pelo serviço de correio aéreo, conforme comprovam o selo postal aéreo e a etiqueta azul fixados sobre o bilhete postal. Correspondência interceptada, durante seu trânsito para a Inglaterra, pelo serviço de censura postal alemão, como indica o carimbo de censura vermelho (ou rosa) aplicado sobre a frente do bilhete postal. A letra "b" presente no carimbo informa que o bilhete postal teve seu conteúdo checado pelo centro de censura postal situado na cidade Berlim (Alemanha), destinado para correspondências em trânsito pelo território alemão. Ao entrar na Inglaterra, o bilhete postal foi novamente interceptado, porém, pelo serviço de censura postal inglês, segundo mostra o carimbo retangular azul ("coroa", passed, p. 86) aplicado ao lado esquerdo do selo postal e do carimbo datador/obliterador. Tal como na Alemanha, o conteúdo do bilhete postal foi lido e liberado pelo censor "P.86" para seguir viagem até seu destino, a cidade de Londres. Finalizando, uma questão intrigante: tanto na frente quanto no verso do bilhete postal é possível ver longas manchas azuis retas, como se fossem feitas através do uso de pincéis e de forma intencional. Suspeitamos que essas manchas sejam o resultado da aplicação de desinfetante sobre o bilhete postal, prática comum em correspondências circulada por áreas de quarentena ou assoladas por epidemias. Contudo, até o momento nossos estudos não obtiveram resultados conclusivos para a confirmação ou refutação desta suspeita.

Figura 1: frente do bilhete postal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Figura 2: verso do bilhete postal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.


2 comentários:

  1. Olá Professor, peça importante na história postal,parabéns ...se algo eu conseguir que acrescente a sua matéria, referente as manchas, eu aviso, abraço
    J.Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J.R., muito obrigado pelo comentário. Se o amigo cruzar com alguma informação, não tenha dúvidas, escreva, pois sua participação é sempre bem-vinda.

      Excluir