quinta-feira, 13 de novembro de 2014

De Eupen para Markt-Rettenbach.

A censura postal na Alemanha não terminou com o fim da Segunda Guerra Mundial no continente europeu, em maio de 1945. Até a década de 1950, as autoridades aliadas permitiram a prática da censura em correspondências dirigidas ou oriundas da Alemanha.

Descrição do documento.

Envelope circulado entre as cidades de Eupen (Bélgica, 21/06/1946) e Markt-Rettenbach (Alemanha - sem data de chegada registrada). Carta simples e com franquia dupla, Scott 365 e 366. Os valores faciais dos selos fixados sobre o envelope foram reduzidos em 10%, conforme comprovam as sobre-cargas "-10%". Isso significa que, na época em que o envelope circulou, o valor facial pago pelo remetente foi de 3,30 Francos (1,40 + 1,90). Ao entrar no território alemão, a carta foi interceptada, aberta e verificada pelo centro de censura postal da Zona Americana, localizado na cidade de Munique, como indicam os carimbos de censor (486) e de censura (A-25, Munich) e a fita de lacre. Ainda sobre o carimbo de censura, ele foi aplicado mecanicamente e foi usado pelo centro de censura postal de Munique durante a primeira metade de 1946.

Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Nota.

O autor desta postagem gostaria de agradecer ao amigo e filatelista "Ulli"Schierz, do fórum "Selos do Brasil".

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, Eu removi o primeiro comentário, pois lhe perguntava sobre o numero que esta no envelope 486, mas que está explicado pelo amigo, Eu não havia percebido,mais uma vez parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem professor! Mais uma aula sobre a história postal Alemã! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Christian. É sempre um grande incentivo para eu melhorar os meus trabalhos.

      Excluir