sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Da unidade militar alemã L 02965 para Neckarsulm.

O Correio Militar Alemão (Feldpost) surgiu no Reino da Prússia, no século 18. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), ele foi importantíssimo para a manutenção da moral e da motivação para o combate das Forças Armadas da Alemanha. O envio de bilhetes, cartões ou cartas era gratuito para os militares e transportado órgãos militares e paramilitares. Com o avanço alemão sobre o continente europeu, a partir de 1939 - 1940, diversos acordos postais foram acertados entre a Alemanha e os países ocupados, bem como com os países neutros da Europa, fato este que ampliou e dinamizou o Correio Militar Alemão. Com o fim da Segunda Guerra Mundial no continente europeu, em maio de 1945, também ocorreu o colapso do Correio Militar Alemão e o controle das comunicações postais civis e militares da Alemanha pelas autoridades aliadas de ocupação.

1. Os códigos do Correio Militar Alemão.

Quando uma correspondência militar era despachada para algum destino, o remetente, por razões de segurança, registrava o local de origem da correspondência através de um código numérico de cinco dígitos denominado Feldpostnummer. Inicialmente, os códigos que identificavam unidades militares da Luftwaffe e da Kriegsmarine eram antecedidos pelas letras "L" e "M" respectivamente, como é possível ver no bilhete postal publicado nesta postagem, circulado entre a 2. Batterie Reserve-Flak-Abteilung 253 e a cidade alemã de Neckarsulm.

2. Descrição do documento.

Bilhete postal circulado entre a unidade da Luftwaffe L 02965 (11/03/1940) e a cidade de Neckarsulm (Alemanha - sem data de chegada registrada). Correspondência simples, isenta de selo postal e transportada pelo Correio Militar Alemão (Feldpost).

Figura 1: frente do bilhete postal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Figura 2: verso do bilhete postal. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Fontes na Internet:

[1] - Axis History.


Nenhum comentário:

Postar um comentário