quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

De Milão para Hamburgo.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), a prática da censura postal foi comum mesmo em correspondências circuladas entre países que eram aliados militares, como por exemplo, a Alemanha, a Itália e o Japão, cuja aliança militar foi forjada em 1940, através da assinatura do Pacto Tripartite. Ele resultou na formação do Eixo, nome pelo qual é conhecida a aliança militar que na Segunda Guerra Mundial lutou contra os Aliados.

Descrição do documento.

Envelope circulado entre as cidades de Milão (Itália, 13/07/1942) e Hamburgo (Alemanha, 20/07/1942). Trânsito pela cidade de Bolonha (Itália, 14/07/1942). Correspondência transportada pelo serviço de correio expresso italiano, que sofreu dupla censura postal - italiana e alemã, conforme indicam os carimbos de censor e de censura aplicados e a fitas usadas para lacrar o envelope após as operações de abertura e verificação do seu conteúdo. Ainda sobre a censura postal alemã, o envelope foi selecionado e averiguado na cidade de Munique (Alemanha), segundo revela a letra "d" impressa sobre a fita alemã de lacre.

Figura 1: frente do envelope. Curiosidade: o "x" desenhado em lápis vermelho indica que esta é uma correspondência expressa. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (ex - Pulsy).

Figura 2: verso do envelope sobre o qual foram aplicados manualmente carimbos de censor, censura, trânsito e chegada. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (ex-Pulsy). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário