Mais uma folhinha filatélica alusiva à Força Expedicionária Brasileira - FEB, que participou de diversas operações militares na Itália, entre 1944 e 1945. Comandada pelo Marechal Mascarenhas de Moraes (1883-1968), a FEB foi criada em 1943, no contexto da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) ao lado dos Aliados.
Descrição do documento.
Folhinha filatélica no valor de cinquenta Cruzeiros alusiva a IX Convenção Nacional dos Ex-Combatentes do Brasil, realizada na cidade de Curitiba (PR), entre 15 e 19 de novembro de 1962. Na ocasião, a Legião Paranaense do Expedicionário, entidade que sediou o evento, era presidida por Mário Montanha Teixeira, conforme impresso no verso da folhinha. O selo fixado sobre a folhinha é um aéreo emitido em 1960, referente ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial - MNMSGM, inaugurado em 5 de agosto de 1960. Ele está localizado na Avenida Infante Dom Henrique, na cidade do Rio de Janeiro. Repousam no interior do MNMSGM os restos mortais dos pracinhas brasileiros que morreram durante as operações militares brasileiras na Campanha da Itália (1943-1945). O selo postal foi obliterado com um carimbo datador, em 15 de novembro de 1962 e um carimbo comemorativo emitido pelos Correios para celebrar a Convenção.
Figura 1: frente da folhinha. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Boa tarde Professor! Excelente a postagem!!! Muito interessante a folhinha filatélica. Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita ao meu blogue e pelo comentário Christian, meu amigo. Um grande abraço e até mais!!!
Excluir