quinta-feira, 12 de março de 2015

São Bento do Sul, cidade turística.

O município de São Bento do Sul está localizado no nordeste do estado de Santa Catarina, próximo a Joinville, Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e Mafra. Ele descende de uma antiga colônia agrícola europeia, fundada em 23 de setembro, de 1873, denominada Colônia Agrícola São Bento. Ela foi um empreendimento colonial privado, conduzido pela Sociedade Colonizadora Hanseática, uma empresa com sede na Alemanha oitocentista, que foi responsável por diversas colônias europeias em Santa Catarina, como por exemplo, Dona Francisca, fundada em 9 de março de 1951, que hoje corresponde a Joinville.

1. Descrição do documento.

Cartão postal não-circulado denominado "São Bento do Sul (cidade turística). O autor é o fotógrafo José Kalkbrenner Filho, que retratou, no final da década de 1960, a "entrada da cidade", um trecho da avenida Argolo. A fotografia da qual originou o cartão postal foi feita em frente ao atual Museu Municipal Dr. Felipe Maria Wolf. No canto direito, é possível ver um pequeno posto de combustível Esso, em frente à "Comercial São Bento S.A.", uma antiga revendedora de automóveis Chevrollet. Hoje, 2015, o local abriga uma loja de materiais de construção. Ao lado, a casa marrom, pertenceu ao Sr. Leopoldo Ehard. Porém, ela já não existe mais e, em seu lugar, foi erguido um hotel. Em seguida, subindo a rua, há o edifício Sonia, cujo proprietário é o Sr. Heinz W. Zulauf. A edificação existe até hoje e preserva muitos dos seus traços originais. Ao fundo, entre belas árvores verdes, está a Igreja Matriz de São Bento do Sul, a Paróquia do Puríssimo Coração de Maria. Finalizando, o cartão postal foi produzido pela Sociedade Comercial e Representações Gráficas LTDA, "Paraná Cart" [1].


2. Nota.

[1] - A descrição deste cartão postal só foi possível devido à colaboração de diversas pessoas, através de seus comentários no grupo "São Bento no Passado", existente na rede social Facebook. Neste sentido, o autor agradece, especialmente, as seguintes pessoas: Carlos Espezin; Edimar Salomon; Henrique Fendrich; Henry Henkels; Hermes Fendrich; José Tadeu Júnior; Marcio Brosowsky; Rose Vidal Teixeira Remor.

2 comentários:

  1. Percebe-se logo o estilo europeu nas residências...no caso característico dos alemães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Roberto. Inclusive, muitas construções desta época ainda estão em pé e são tombadas pelo patrimônio histórico local.

      Excluir