Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), a Alemanha empreendeu uma guerra de expansão territorial que ocupou boa parte do continente europeu, do canal da Mancha ao mar Báltico. O avanço efetivo sobre o leste europeu foi iniciado com a invasão da União Soviética, em 22 de junho, de 1941, com a Operação Barbarossa.
Entre os diversos países e territórios ocupados pelos alemães no leste europeu, encontra-se um conjunto de países denominado Ostland, formado pela Estônia, Letônia, Lituânia e Bielorússia (figura 1). O trânsito de correspondências pelos territórios do Ostland envolveu a emissão de selos e a confecção de marcas postais, como por exemplo, o carimbo que ilustra esta postagem.
Figura 1: Ostland. Fonte: Wikimedia Commons.
*
* *
Feldpostkarte alemão não-circulado, sobre o qual foi fixado um selo regular alemão de 12 Pfg. (Mi. DR. 827), ilustrado com a efígie de Adolf Hitler (1889 - 1945), sobre o qual foi aplicado um carimbo datador/obliterador (16/06/1943) pertencente ao Correio Oficial dos Territórios do Leste (Deutsche Dienstpostostland), em Baranowitsche (Baranovichi), na Bielorússia (figura 2).
Figura 2: frente do feldpostkarte. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (ex-Pulsy).
Excelente postagem Professor! Ótima fonte de pesquisa para os colecionadores de História Postal alemã.Parabéns meu amigo!
ResponderExcluir