segunda-feira, 20 de abril de 2015

Joinville, vista parcial da cidade com porto.

O município de Joinville está localizado no nordeste de Santa Catarina, um dos três estados que formam a região sul do Brasil. Durante anos, um dos locais de acesso à cidade de Joinville foi um porto fluvial instalado às margens do rio Cachoeira, em um bairro chamado Bucarein. Há décadas que o transporte fluvial não existe mais em Joinville, porém ele foi, durante muito tempo, crucial para o transporte de mercadorias e pessoas de e para Joinville.

No "porto", foi inaugurado, em 1913, o prédio do Moinho Joinville, uma empresa fundada em 1910, pelos empresários locais Adbon Batista, Oscar Schneider e Domingos Rodrigues (MACHADO, 2014). O "Moinho", como é conhecido por diversas pessoas, foi uma importante empresa joinvilense. Lá, duas gerações da família do autor fizeram carreira profissional. Ao longo de cem anos de atividades, o Moinho Joinville esteve ligado aos seguintes grupos empresariais: SAMRIG, Santista e Bunge. Recentemente, a empresa Bunge Alimentos deixou as instalações do Moinho Joinville para as quais estão destinadas a construção de um "espaço multicultural", o que não ocorreu até o momento. Teme-se, portanto, pela preservação e pelo aproveitamento de um lugar permeado por memórias e histórias centenárias.

*
*   *

Cartão postal não-circulado, produzido pela Paraná Cart, empresa paranaense fundada em 1950, a partir da Impressora Paranaense S.A. Segundo José Carlos Daltozo (2006), na época, a Paraná Cart era uma das maiores produtoras de cartões postais do Brasil. O título do postal é "Joinville, vista parcial da cidade com pôrto". O autor da fotografia que ilustra o cartão é o fotógrafo dinamarquês radicado em Blumenau, Hans Raun.

Fotografia com destaque para os prédios do Moinho Joinville, feita a partir da margem oposta do rio Cachoeira. Além do "Moinho", também foram retratados, da esquerda para a direita: o Colégio dos Santos Anjos, o antigo prédio da Mitra Diocesana, a Catedral de Joinville (em construção), o Clube Joinville (atual Nova Casa Sofia), a vigia do quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários e a chaminé, provavelmente da indústria Wetzel.

Figura 1: vista parcial de Joinville, com destaque para o Moinho Joinville e a antiga zona portuária. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Referências.

DALTOZO, José Carlos. Cartão postal: arte e magia. Presidente Prudente: Gráfica Cipola, 2006.
MACHADO, Nicácio Tiago. História enciclopédica de Joinville. Joinville: edição do autor, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário