quinta-feira, 2 de abril de 2015

De Auerbach in Vogtland para Lugano.

Descrição do documento.

Envelope circulado entre as cidades de Auerbach in Vogtland (Alemanha, 23/09/1944) e Lugano (Suíça - sem data de chegada registrada). Carta simples, cuja franquia isolada de 25 centavos de Marcos (Mi. 793) corresponde ao valor do porte para cartas internacionais com até 20 gramas de peso, conforme estabeleceu a tabela de dezembro, de 1933 (MICHEL, 2014).

Correspondência aberta pelo serviço de censura postal alemão, conforme indicam os carimbos numéricos de censores aplicados sobre a frente do envelope (5783 / 7202 / 715?), assim como a fita parda usada para lacrar o envelope após a verificação do seu conteúdo e o carimbo de censura aplicado mecanicamente sobre o seu verso ("Ad"). Esta marca revela que a correspondência foi censurada na cidade de Munique (Alemanha). Em particular, as cartas enviadas da Alemanha para a Suíça, como é o caso desta postagem, a partir de 1943, passaram a ser censuradas em Munique e a receber o carimbo "Ad" (LANDSMANN, 2008).

Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (ex-Bernardi).

Figura 2: detalhe ampliado do verso do envelope, onde aparecem a fita para lacre e o carimbo de censura "Ad" aplicado mecanicamente. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (ex-Bernardi).

Referências:

LANDSMANN, Horst. Die zensur von Zivilpost in Deutschland im 2. Weltkrieg. Norderstedt: Book on Demand GmbH, 2008.
MICHEL. Deutschland-spezial 2014. Band 1:1849 bis April 1945. 44. ed. München: Schwaneberger Verlag GmbH, 2014.

Agradecimentos:

O autor deseja agradecer dois filatelistas que contribuíram para a redação desta postagem: o colecionador e estudioso de História Postal Acácio Luz (Portugal) e o filatelista Christian Bernardi (Bahia).

4 comentários:

  1. como sempre excellente tanto que a peça de coleçao quanto o lado pedagogico da apresentaçao. Felicitaçoes e obrigado pelo presentaçao :) so um rectificativa carimbo "Ad"

    Figura 2: detalhe ampliado do verso do envelope, onde aparecem a fita para lacre e o carimbo de censura "Ab" aplicado mecanicamente. Coleção: Wilson de Oliveira Neto (ex-Bernardi).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mitch!!! Muito obrigado pelo comentário. Correção na legenda feita. Um abração e até mais.

      Excluir
    2. Olá Mitch!!! Muito obrigado pelo comentário. Correção na legenda feita. Um abração e até mais.

      Excluir
  2. Excelente postagem professor! Muito interessante a história dessa censura!!! Parabéns pelo trabalho e postagem!!!

    ResponderExcluir