sábado, 8 de agosto de 2015

Propaganda anticomunista alemã.

Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) foi uma guerra entre potências. O historiador britânico Richard Overy (2014) afirma que, as potências que lideraram o Eixo (AlemanhaItália e Japão) firmaram um compromisso em mudar o sistema internacional vigente. Através da assinatura do Pacto Tripartite, em 27 de setembro de 1940, uma Nova Ordem deveria ser estabelecida na Europa, através da Alemanha e da Itália, e no Extremo Oriente, com o Japão.

Porém, a intenção de mudar o sistema político internacional da década de 1930 foi acompanhada de um forte política anticomunista, expressa, por exemplo, através da assinatura entre a Alemanha e o Japão do Pacto Anti-Komintern, em 25 de novembro de 1936. O anticomunismo foi parte do imaginário político do regime nacional-socialista. Conceitualmente, Comunismo e Nacional-Socialismo foram ideologias políticas completamente diferentes, tal como explicou o também historiador britânico Richard J. Evans (2010). Há na filatelia alemã, especialmente, da década de 1940, diversos exemplos de marcas e selos postais com forte caráter anticomunista, como por exemplo, o carimbo comemorativo que é o tema desta postagem.

*
*   *

Envelope possivelmente circulado dentro da cidade de Berlim (Alemanha, 20/04/1943) - sem chegada registrada. Carta simples e com franquia isolada de 8 Centavos de Marcos (os 22 Centavos cobrados pelo selo são sobretaxa e não influenciavam no valor do porte pago pelo remetente), preço este pago para cartas com até 20 gramas, circuladas em "tráfego de curta distância". O selo postal fixado sobre o envelope (Mi. DR, 846) foi obliterado com um carimbo comemorativo de propaganda de guerra anticomunista, com destaque para a frase a seguir: "Unser Führer bannt den Bolschewismus". Durante o final de 1944, no contexto do avanço soviético sobre o território alemão e do colapso da própria Alemanha na Segunda Guerra Mundial, o imaginário político anticomunista foi reforçado entre civis e militares alemães, alimentado por uma forte máquina de propaganda, que nada mais fez que conduzir a Alemanha a um amargo fim (KERSHAW, 2015).

Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Referências citadas.

EVANS, Richard J. A chegada do Terceiro Reich. São Paulo: Planeta, 2010.
KERSHAW, Ian. O fim do Terceiro Reich: A destruição da Alemanha de Hitler, 1944 - 1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
OVERY, Richard. A Alemanha firma suas posições: o teatro de guerra do Mediterrâneo e do norte da África. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2014 (Coleção Folha As Grandes Guerras Mundiais; v. 11).

3 comentários:

  1. Sua coleção sobre 2ª guerra acho pode-se considerar um verdadeiro documentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Hermes.

      Muito obrigado pelo comentário. É um grande incentivo para eu prosseguir nos meus estudos. Um abração e até logo.

      Excluir
  2. Bom dia Professor,

    Possuo vários cartões postais de Berlim, porém são muito antigos, enviei no seu e-mail mas por incrível que pareça não aparece como enviado para mim, caso tenha interesse entre em contato comigo (buh172@gmail.com) , tenho certeza que você vai se interessar.

    Obrigado!

    ResponderExcluir