sábado, 25 de julho de 2020

Flâmulas.

A prática da Filatelia não envolve somente os selos postais. Além deles, as marcas postais, os "carimbos", também são objetos de catalogação, estudos e coleção pelos filatelistas.

Há diversos tipos de marcas postais, inclusive, anteriores ao surgimento do selo postal, em 1840.

As flâmulas são um tipo de marca postal. Suas origens estão relacionadas à introdução das máquinas de franquia mecânica, durante o começo do século XX [1].

Figura 1: envelope circulado entre as cidades de Hamburgo (Alemanha, 27/09/1946) e São Paulo. Obliteração mecânica acompanhada por uma flâmula de propaganda do governo alemão da época: "Votar é obrigatório!". Coleção do autor.

Sérgio Marques da Silva define as flâmulas como "impressões mecânicas usadas para propaganda turística, campanhas diversas e até comerciais e toda e qualquer campanha para promoção através de franquia mecânica" [2], definição essa ilustrada pela figura 1.

Flâmulas e filatelia temática.

"Em virtude [...] das ilustrações e legendas especiais [...], a flâmula passou a ser buscada com frequência pelos colecionadores", revela Raymundo Galvão de Queiroz [3]. Para ele, as flâmulas são "peças magníficas, com grande poder de ilustração" [4].

Devido às suas características, as flâmulas são itens significativos para coleções temáticas e mesmo de história postal.

Notas:

[1] - QUEIROZ, R. G. (1984) - O que é Filatelia. Brasiliense. São Paulo, p. 61.
[2] - SILVA, S. M. (1995) - Selos postais do mundo. João Scotecci Editora, São Paulo, p. 87.
[3] - QUEIROZ, R. G. op. cit., p. 61.
[4] - Ibidem, idem, p. 61.

Nenhum comentário:

Postar um comentário