segunda-feira, 6 de julho de 2020

Selos sobre discos voadores?

Observe a imagem a seguir:

Figura 1: sextilha de cinderelas alusivas aos supostos discos voadores alemães da época da Segunda Guerra Mundial. Fonte: Filatelia Ananias, Facebook.

De vez em quando, essa imagem aparece em blogues ou em redes sociais dedicados à Filatelia. A respeito dela, há muitas informações desencontradas, imprecisas e mesmo falsas. Teriam os responsáveis pelas emissões postais dos Correios da Alemanha, durante o regime nacional-socialista e a Segunda Guerra Mundial, pensado em lançar uma série comemorativa sobre "discos voadores"? Ou, tudo isso não passa de uma brincadeira que alimenta décadas de especulações sobre um suposto desenvolvimento de discos voadores pelo cientistas alemães?

Foge ao escopo desta postagem abordar as temáticas dos programas de armas secretas alemãs da Segunda Guerra Mundial e da vida extraterrestre, embora boas informações sobre esses assuntos podem ser coletadas nos trabalhos de Brian Ford [1] e Marcelo Gleiser [2].

Apesar de bonitinha e divertida, essa sextilha não tem relação alguma com as emissões regulares, comemorativas e oficiais dos Correios alemães da época do Terceiro Reich. Não há referência alguma nos catálogos Michel a seu respeito, assim como nos catálogos universais Yvert e Scott.

Embora a fonte usada na impressão de Deutsches Reich, nome oficial da Alemanha entre 1871 e 1945, seja semelhante às fontes usadas em emissões comemorativas alemãs lançadas entre 1940 e 1945, a exemplo da série alusiva ao Dia das Forças Armadas  de 1943 (Mi., 831-842), nunca foram emitidos selos de 9 e 16 centavos de Marcos. Além disso, há incoerência entre os valores faciais dos supostos selos e suas respectivas cores com as quais foram impressos.

Mas, então... o que essas imagens representam?

Até a publicação desta postagem, o autor não conseguiu a apurar com precisão irrefutável as origens desse material. É certo que não são mais que figurinhas ou, na melhor das hipóteses, de "cinderelas", isto é, estampilhas produzidas por particulares para atender determinado objetivo propagandístico. Elas também são chamadas de "vinhetas" e não possuem valor postal algum, apesar de colecionáveis.

Quem seria o autor dessas "cinderelas"?

Em algumas referências a respeito delas encontradas em blogues e grupos de redes sociais, a autoria é atribuída ao ufólogo americano Jim Nichols. Já em outras, a divulgação dessas figurinhas está ligada à uma revista de Ufologia dos Estados Unidos. Contudo, tudo muito vago, sendo difícil checar os fatos [3].

Enfim, certamente não se tratam de selos postais ou qualquer outro material relacionado ao projeto de um selo postal - esboço, ensaio ou prova. Não constam em catálogos e muito menos são reconhecidos pelas entidades filatélicas alemãs.

Mas, sim, são muito legais e alimentam o imaginário social sobre discos voadores, OVINIS e... "aliens"!!!

Nada mais que isso.

Notas:

[1] - FORD, B. (1973) - Armas secretas alemãs. Renes. Rio de Janeiro.
[2] - GLEISER, M. (2006) - Poeira das estrelas. Globo. Rio de Janeiro.

Um comentário: