quinta-feira, 16 de julho de 2020

Você sabe as diferenças entre um selo postal e uma "cinderela"?

Uma "cinderela" e um selo postal são estampilhas autoadesivas que são fixadas em envelopes e demais tipos de correspondências postais, como por exemplo, um aerograma.

Contudo, não são a mesma coisa e costumam confundir leigos e mesmo filatelistas iniciantes.

Figura 1: exemplos de cinderelas de propaganda de guerra. Coleção do autor.

Um selo postal é, basicamente, uma etiqueta impressa com um determinado valor monetário emitida por uma autoridade postal com o objetivo de comprovar o pagamento de uma franquia postal por uma pessoa física ou jurídica.

Já as cinderelas não têm valor postal. Não são emitidas oficialmente por uma autoridade postal, como os Correios. Elas são impressas por particulares com objetivos propagandísticos e podem ser fixadas sobre envelopes e demais formas de correspondências.

Em muitos casos, as cinderelas fixadas sobre um envelope podem ser "amarradas" através da aplicação de um carimbo datador/obliterador pelo agente postal (figura 2). Esse tipo de marca postal ajuda na avaliação da autenticidade de uma cinderela fixada sobre um envelope e sua localização no tempo e no espaço.

Figura 2: verso de um envelope circulado entre as cidades de Mumbai e Victoria, 1941. Coleção do autor.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), foram impressas inúmeras cinderelas pelos países beligerantes, entre os quais o Brasil (figura 3).

Figura 3: quadra de cinderelas pró-Polônia no Brasil. Coleção do autor.

Contudo, não existe no Brasil um catálogo sobre esse tipo de material de propaganda, que costuma aparecer aqui e acolá, em leilões, lojas de antiguidades e mercados de pulgas.

A ausência de catalogação e cotação sistemática, além da proibição do uso de cinderelas em exposições filatélicas oficiais, tornam difícil o estabelecimento de preços desse tipo de material no mercado, cujo valor varia conforme a lábia de quem vende ou de quem compra >:(

Apesar desses problemas, as cinderelas são estampilhas interessantíssimas, sendo fontes históricas muito legais para estudos de temas diversos, tais como a propaganda de guerra. Ou, em pesquisas sobre Iconografia e Cultura Visual.

2 comentários:

  1. Foi muito esclarecedor.
    Tenho séries diversas da Republica Buriatia. Me falara que são cinderelas.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Não sabia e você deixou bastante claro. Obrigado!!

    ResponderExcluir