sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Decifre-me se for capaz!!!

Até mais ou menos a década de 1960, as crianças na Alemanha eram alfabetizados em um tipo de escrita conhecida aqui no Brasil como gótica. É uma escrita totalmente diferente da que nós brasileiros usamos. Sendo redigida com bico de pena ou caneta tinteiro, o desafio de decifrá-la é grande, mesmo para quem tem um bom conhecimento da língua alemã.
Vejam o exemplo a seguir:
Envelope circulado entre as cidade de Gelenau (??/11/1939) e Siebenlehn - sem data de chegada registrada. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
A letra inicial não parece um jota cursivo e maiúsculo? Porém, trata-se de um "H" gótico. Palavra: Herrn, "Ao Senhor".
Destinatário: Kurt Hörig. O que parece com um erre é, na verdade, um "K".
É um "V" cursivo? Que nada, trata-se de um esse, de SIEBENLEHN, cidade para a qual a carta foi enviada.

Certa vez, quando eu era adolescente, li que a filatelia envolve e desenvolve diversas formas de saber, entre os quais a Geografia, a História e a Linguística. Decifrar a escrita gótica deste e de outros envelopes circulados alemães de outrora é um exemplo disso. Nesse sentido, vale dizer que, o colecionismo filatélico, além de ser um ótimo passatempo, faz um bem danado ao nosso cérebro.

7 comentários:

  1. Muito bom o conteúdo dessa informação...
    Essa forma foi criada pelos nazistas?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Amaury, muito obrigado pelo comentário. A escrita gótica é muito antiga, contudo eu não sei a época em que ela surgiu. Portanto, ela é anterior ao Nazismo e mesmo ao próprio nacionalismo alemão.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, A letra "H" é bem parecida a que faziamos no colégio primário, usavamos o mata-borrão, pois era caneta tinteiro , lá se vai o tempo,antigamente eu tinha um recorte com essas letras,depois não sei onde foi parar.Parabens pela matéria.

    ResponderExcluir
  5. Olá J.R.

    A minha sogra falou algo parecido. Ao ver o envelope, ela disse-me que o pai dela escrevia o H daquela forma. Particularmente, eu aprecio muito esse tipo de caligrafia.

    ResponderExcluir
  6. Aqui en España durante la Dictadura de Franco (1936-1975)en los estamentos oficiales tambien se utilizaba la letra gótica.
    Interesante Post.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelo comentário. É uma novidade para mim saber isso. Eu acreditava que a escrita gótica fosse exclusiva dos países de língua germânica.

    ResponderExcluir