terça-feira, 9 de outubro de 2012

Selos perfurados.

A Filatelia é o colecionismo das possibilidades, afinal, é possível colecionar e estudar os selos postais de várias maneiras. Um exemplo muito bacana a esse respeito são os PERFINS (do inglês perforated initials, "iniciais perfuradas"). Tratam-se de iniciais ou desenhos perfurados em selos postais com o objetivo de indicar a propriedade dos mesmos. A prática de perfurar selos foi comum entre as empresas privadas, como por exemplo, os bancos, as casas comerciais e as fábricas. Ela foi uma forma de coibir o extravio e o furto dos selos postais estocados para o uso nas suas respectivas correspondências. Para o filatelista, um dos desafios existentes na coleção de PERFINS é a identificação da pessoa jurídica à qual as iniciais ou os desenhos pertencem. É o caso do envelope a seguir, circulado entre as cidades de Leipzig (Alemanha) e Pelotas (Brasil), cujo remetente é a empresa Karl Gruhle.
Envelope circulado entre as cidades de Leipzig (20/09/1934) e Pelotas (13/10/1934). Carta internacional simples, cujo selo fixado no valor de Rpf. 25 corresponde ao porte vigente na época para este tipo de correspondência. Ainda sobre o selo fixado sobre o envelope, ele possui as perfurações K.G. correspondentes às iniciais da empresa Karl Gruhle. Ao lado esquerdo do carimblo aplicado sobre o selo postal há uma flâmula de propaganda com o seguinte slogan: "Evite interferências na trasmissão radiofônica". Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

7 comentários:

  1. Poxa legal mesmo, não é tão simples encontrar selos perfins sobre envelopes, ainda mais se estes envelopes tem destino o Brasil. Este assunto é muito interessante sobre tudo para os filatelistas que colecionam estes tipos de selos. Deve se saber também que a maioria dos casos as cartas eram enviadas ou à clientes ou então a filiais estrangeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Mitch, em particular sobre o destinatários das cartas com PERFINS.

      Excluir
  2. Legal...mito interessante.
    Tenho alguns Reichs com perfins e sempre quis saber suas origens...pelo menos uma delas agora eu sei,hehe...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostei muito da flâmula. Há uma outra versão dela, em escrita gótica, também muito bonita.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um selo Deutsches Reich 3 perfurado. Vc poderia verificar para mim.

    ResponderExcluir