sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

De Holzminden para Wildflecken.

Envelope circulado entre as cidades alemãs de Holzminden (06/08/1940) e Wildflecken - sem data de chegada registrada. Carta simples, porém transportada pelo serviço de correio expresso (Eilbote Exprès), conforme comprova a etiqueta retangular vermelha e preta fixada sobre o canto direito do envelope, abaixo dos selos postais regulares fixados para a comprovação do pagamento do porte (12 Pfg.) e do transporte expresso (40 Pfg.). O "x" desenhado com lápis de cor vermelha sobre a frente do envelope era comum para cartas transportadas pelo serviço de correio expresso.
 
Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Uma característica importante do regime nacional-socialista na Alemanha foi a nazificação das instituições públicas alemãs. O envelope desta postagem foi remetido pelo Reichsnährstand, um órgão governamental da Alemanha responsável pelas atividades agrícolas neste país, entre 1933 e 1945. O fundador e o dirigente do RNST foi Richard Walter Darré (1895 - 1953). O Departamento de Fomento Agrícola do Reich, como também é conhecido em língua portuguesa, exerceu controle total sobre a agricultura na Alemanha nacional-socialista. Ao longo da sua existência, o RNST perseguiu dois grandes objetivos: obter e manter preços estáveis e lucrativos para os agricultores e tornar a Alemanha autossuficiente na produção de alimentos.
 
Dica de leitura:
 
SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Volume 1. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963 (Coleção Documentos de História Contemporânea; v. 1).


2 comentários:

  1. Bela Aula de História Postal Professor, interessante é lembrar de um ditado antigo, e isso me faz lembrar do III Reich, "Povo unido jamais será vencido".

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e pelo comentário J.R. É sempre muito bom ler suas opiniões. Por falar em povo, este foi um conceito muito importante para o imaginário político nacional-socialista.

    ResponderExcluir