segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

De Nuremberg para Nuremberg.

Envelope circulado dentro do município de Nuremberg (12/09/1940). Carta registrada, conforme comprovam a etiqueta retangular fixada sobre o canto superior esquerdo do envelope (Nürnberg 18 / 160) e o selo postal regular de 30 Pfg. fixado sobre o canto superior direito, que corresponde ao porte do registro (Einschreibegebühr). Já o selo regular de 8 Pfg. fixado abaixo, corresponde ao porte para cartas de "tráfego local" (Ortsverkehr).
 
Figura 1: frente do envelope. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Os dois selos postais fixados sobre o envelope foram obliterados com um carimbo regular, em que é possível ler a seguinte frase: Die Stadt der Reichspartaitage. Entre 1922 e 1938, as lideranças políticas do NSDAP organizaram e realizaram grandes congressos anuais, conhecidos genericamente como Reichsparteitag (Dia Nacional do Partido, na tradução para o português feita por Edmond Jorge). Os primeiros eventos foram realizados em Munique. Porém, mais tarde, passaram a ocorrer em Nuremberg, quando se tornaram o mais importante evento do calendário nacional-socialista. O ápice dos "Congressos de Nuremberg", como também são conhecidos, foi atingido em sua última edição, realizada em setembro de 1938, cujo tema era "A Grande Alemanha".
 
Dica de Leitura:
 
WIKES, Alan. As reuniões de Nuremberg: os triunfos de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1978 (História Ilustrada do Século da Violência; v. 5).


Nenhum comentário:

Postar um comentário