Qual foi o maior desastre naval da história? Uma dica: não foi o naufrágio do Titanic, em 1912. Mas, o afundamento do transatlântico alemão Wilhelm Gustoloff, em 30 de janeiro de 1945, nas águas geladas no mar Báltico. Estima-se, que mais de 9 mil pessoas, a maioria civil, tenham morrido. Na ocasião, o Wilhelm Gustloff estava envolvido no transporte de refugiados alemães do porto de Gotenhafen para Kiel, no norte da Alemanha. Logo após às 21 horas, a embarcação foi atacada pelo submarino soviético S-13, comandado pelo Capitão Alexander Marinesko. Foram disparados contra o Wilhelm Gustloff três torpedos, que foram suficientes para colocá-lo à pique e provocar a morte de, aproximadamente, 9.300 pessoas. Contudo, conseguiram sobreviver 1.239, que foram resgatadas pelos navios da Kriegsmarine que também estavam envolvidos com a busca de refugiados naquela região (ABRIL COLEÇÕES, 2009).
Vista frontal do MV Wilhelm Gustloff. Inicialmente, foi uma embarcação de passeio, ligada ao programa Força através da alegria, ou KdF, entidade esta relacionada ao sistema de sindicato único da Alemanha. Em 1939, foi requisitado pela Kriegsmarine. Fonte: Abril Coleções, 2009.
O item da postagem de hoje recorda esta história. Trata-se, de um envelope circulado simples, cujos selos fixados retratam o Wilhelm Gustloff. Eles são o quarto valor, Rpf. 6, de uma série de selos lançada em 4 de novembro de 1937, pertencente à Beneficência ou Auxílio de Inverno (Winterhilfswerk), daí a sobretaxa de Rpf. 4 que aparece nos dois selos. Além do Wilhelm Gustloff, várias outras embarcações foram retratadas na série, como por exemplo, os vapores Europa e Hamburgo (MICHEL, 2000).
Envelope circulado entre as cidades de Speyer (08/12/1937) e Hanau sobre o Main - sem data de chegada registrada. Carta simples, cuja selagem corresponde ao valor do porte vigente na época: Rpf. 12. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Referências:
ABRIL COLEÇÕES. 1945: a queda de Berlim e o fim da guerra na Europa. São Paulo: Abril, 2009 (Coleção 70. Aniversário da II Guerra Mundial; v. 28).
MICHEL. Deutschland-katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag GMBH, 2000.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir