segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

História postal geral e do Brasil - 3.

Ao amigo filatelista Amaury, um amante da marcofilatelia.

O que acontece com as correspondências que, no Brasil, não encontram os seus destinatários? Retornam aos seus remetentes. Contudo, esse processo deve ser devidamente documentado, através da aplicação de marcas postais nas cartas, encomendas e demais documentos e objetos encaminhados pelos Correios.
Aerograma nacional circulado entre as cidades de Joinville (09/12/2002) e Florianópolis - sem data de chegada registrada. Conforme a marca postal aplicada sobre o mesmo, no canto inferior esquerdo, em formato retangular, no dia 13/12/2002, a carteira Eliane Rodrigues Inacio informou que o destinatário mudou do endereço indicado pelo remetente. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Aerograma nacional circulado entre as cidades de Joinville (08/11/2003) e Paranaguá - sem data de chegada registrada. Correspondência devolvida ao remetente, conforme indica a marca postal aplicada sobre a mesma, em formato retangular, no canto inferior esquerdo do aerograma, com a ordem "Ao remetente". Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do aerograma nacional publicado na imagem anterior. Nele, é possível descobrir a razão pela qual este retornou ao seu remetente: a destinatária mudou de endereço, segundo informa a marca postal aplicada sobre o mesmo, rubricada, provavelmente, pelo carteiro (a) responsável pela sua entrega. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

2 comentários:

  1. Mto interessante...dá uma boa coleção!
    Boas festas!!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, eu também acho que dá um bom caldo!!! Aliás, como eu não coleciono nada a respeito do Brasil, estou pensando em iniciar uma carimbologia brasileira, contudo vou restringir às marcar postais recentes ou algo do gênero.

    Boas Festas e até mais!!!

    ResponderExcluir