terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O uso político da Filatelia.

A Alemanha não desencadeou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Contudo, segundo o Tratado de Versalhes (1919), o Império Alemão foi considerado culpado pelo início da guerra e punido de diversas formas, entre as quais a perda de territórios na África, Ásia e Europa. Em outras palavras, foi o fim do II Reich, proclamado décadas antes, em 1871, no mesmo Palácio de Versalhes, local este em que foi assinado o dito Tratado.
Durante o Entreguerras (1919-1939), o Tratado de Versalhes e seus artigos foram pedras dentro dos sapatos alemães. Apelidado de "ditado", foi a bandeira de diversos panfletos e movimentos políticos, como por exemplo, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães - NSDAP. O item desta postagem faz parte desta história e não pertence a mim, mas a um jovem filatelista chamado João Davidonis, que herdou de seu bisavô, o filatelista Julio Krause, de Marcelino Ramos (RS).
Trata-se de uma folha na qual foram fixadas diversas cinderelas, cada uma baseada em um antigo território alemão perdido após a Primeira Guerra Mundial. Decorada com as cores da bandeira imperial - preto, branco e vermelho - a folha possui em destaque a seguinte inscrição: "Niemals vergessen! Gedenkmarken zur trauer für die 19 Deutschland geraubten gebiete", que em uma tradução livre significa: Nunca se esqueça! Selos comemorativos para o funeral dos 19 territórios roubados da Alemanha".
Folhinha filatélica de protesto político contra a perda de territórios da Alemanha após o término da Primeira Guerra Mundial. Acervo: João Davidonis.

3 comentários:

  1. Maravilhosas esta folha e estes selos ai. Muito legal como sempre uma aula de filatelia, cinderellas e historia.

    Muito obrigado meu amigo pelos ensinamentos

    ResponderExcluir
  2. BELA MATÉRIA PROFESSOR,INTERESSANTE QUE OUTRO DIA DEI DE CARA COM UMA FOLHINHA IDEM ESTA MOSTRADA.PARABENS PELA POSTAGEM

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos.

    Muito obrigado pelos comentários. Estejam sempre à vontade para visitar e comentar!

    ResponderExcluir