quarta-feira, 12 de junho de 2013

De Curityba para o Rio de Janeiro.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), a prática da censura postal não ocorreu apenas em correspondências internacionais despachadas para o Brasil. Foi comum a censura em cartas circuladas internamente, ou seja, dentro do território brasileiro. É o que prova o envelope desta postagem, circulado entre as cidades de Curitiba (PR) e do Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 1942, às vésperas da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados.
 
Envelope circulado entre as cidades de Curitiba (23/08/1942) e do Rio de Janeiro (26 e 27/08/1942). Carta simples transportada pelo serviço de Correio Aéreo, conforme comprovam as marcas postais aplicadas sobre o envelope quando da sua saída de Curitiba e da sua chegada ao Rio de Janeiro. Quando da sua chegada ao Rio de Janeiro, na época Distrito Federal, a correspondência foi aberta e seu conteúdo verificada pelo serviço de censura postal. O fato é comprovado através da fita com a qual o envelope foi lacrado e com as marcas postais roxas aplicadas sobre o envelope e a fita de lacre. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.

Verso do mesmo envelope, onde é possível ver as marcas postais de chegada ao Rio de Janeiro e a fita para lacre sobre a qual foi aplicado um carimbo roxo com a seguinte informação: "Censura postal. D. Federal". Coleção: Wilson de Oliveira Neto.


2 comentários:

  1. Gostei muito desta carta, estas cartinhas com linhas laterais amarelas e verdes sao muito interessantes, estas linhas evoluiram bastante e as cartas também. Cartas censuradas eu também coleciono este "tema" e acho muito interessante estas cartas, obrigado mais uma vez. Adorei a visitinha

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo.

      Muito obrigado pela visita e pelos comentários! Eu também gosto muito desses envelopes com as linhas laterais pintadas em verde e amarelo. A minha coleção sobre censura postal ainda é bem pequena e, na verdade, está mais para um "ajuntamento" e envelopes que uma coleção organizada. No entanto, na medida em que o meu acervo vai crescendo e sendo organizado, irei postar mais coisas. Um abração e até mais.

      Excluir