A criação dos serviços postais pneumáticos, durante o final do século 19, foi um dos reflexos da Revolução Industrial. A cidade de Viena, capital da Áustria, foi o local em que funcionou o primeiro serviço postal pneumático, em 1875. Segundo o filatelista Peter Meyer (2012), o "correio pneumático" consistiu no transporte de correspondências urgentes através de sistemas de tubulação instalados em grandes cidades, como por exemplo, Buenos Aires e Rio de Janeiro. As cartas eram acondicionadas dentro de "balas" e estas disparadas de um ponto a outro da tubulação mediante o emprego de ar comprimido.
O envelope desta postagem circulou pela rede pneumática da cidade de Berlim, na Alemanha. Ela funcionou entre 1865 e 1976. Tratava-se de um sistema 400 km de extensão, composto por estações de despacho e recebimento. A empresa Siemens & Halske foi responsável pela sua construção. Embora os primeiros envios de correspondência tenham ocorrido em 1865, somente em 1876 foi que o serviço postal pneumático de Berlim foi aberto ao público. O serviço postal pneumático de Berlim (Berlim Rohrpost) foi o segundo maior da Europa, superado pela rede parisiense, inaugurada em 1879 (BERLINER UNTERWELTEN e.V., 2013).
Envelope circulado dentro da cidade de Berlim (03/12/1938), entre Charlottenburg e Halensee. Carta simples e transportada pelo Serviço Postal Pneumático, conforme comprova a etiqueta rosa fixada no canto esquerdo do mesmo com as seguintes palavras: Correio Pneumático (Rohrpost) e Expressa (Eilbote). Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do mesmo envelope, onde foi aplicada uma marca postal em forma de cápsula, dentro da qual há escrito o número 3. Seria este o número da bala ou do tubo através dos quais esta carta foi transportada? Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
Referência:
BERLINER UNTERWELTEN e. V. Die Berliner Rohrpost.
MEYER, Peter. Catálogo de selos do Brasil 2013: completo de 1648 - 2012. 58. ed. São Paulo: Editora RHM, 2012.
Caro amigo,
ResponderExcluirprimeiramente obrigado e felicitações, pois esta carta com este selo verde zep é uma maravilha.
segundamente "acho que não se diz, mas se não existe invento uma palavrinha" acho que o 3 é relativo ao canhao ou lançador da carta os tubos e balas também eram numerotados, mas acho que ja li que estes carimbos eram diferentes. Em todo caso otimo material para ser estudado.
Nao afirmo nada pois nao sou grande conhecedor deste tipo de material.
Legal, adoro histórias sobre entregas pneumáticas!
ResponderExcluirObrigado por compartilhar.
Parabéns Prof Wilson! Mais um interessante assunto, ilustrado com belo exemplar. Acompanhar o seu blogue é uma aprendizagem constante. Obrigada! Abraço açoriano
ResponderExcluirHello I am from Buenos Aires Argentina. I Started to collect rohrpost a coupple of years ago. The postal mark in the back of the envelope is not related with the neumatic train. Instead is the identification of the postman who finally delivers the letter.
ResponderExcluirI would love to share information and material with other ppl interested on this issue. If someone interested please drop me a line at mugre25(at)fibertel.com.ar