quarta-feira, 5 de junho de 2013

De Muskau para Vitória.

A prática da censura postal é uma característica marcante da história postal brasileira. Ela foi iniciada durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, e continuou durante toda a primeira metade do século 20. A bibliografia especializada é rica em exemplos de envelopes circulados com as mais variadas marcas postais e fitas adesivas usadas na prática da censura em correspondências.
O envelope publicado nesta postagem é um vestígio dessa história. Circulado durante o ano de 1936, ele foi aberto e seu conteúdo verificado quando da sua entrada no Brasil. Foi liberado e seguiu viagem até seu destino, um certo Sr. Germano Streithorst, em Vitória (ES). Durante o Entreguerras (1919 - 1939), a prática da censura postal no Brasil não foi sistemática e nem seguiu diretrizes oficiais, ao contrário, por exemplo, da censura postal praticada no Correio Militar da Força Expedicionária Brasileira - CMFEB. Em consequência, há uma grande variedade de marcas postais e fitas adesivas utilizados nos Estados brasileiros. Catalogar e estudar esse aspecto da história brasileira é um grande e estimulante desafio para os filatelistas, historiadores e demais interessados no passado recente do Brasil.
 
 
Envelope circulado entre as cidades de Muskau (07/12/1936) e Vitória (2?/12/1936). Bad Muskau está localizada no leste da Alemanha, no Estado da Saxônia, próxima à fronteira com a Polônia. Já Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo e está localizada no Sudeste brasileiro. Carta registrada. Ao chegar ao Brasil, ela foi aberta e seu conteúdo verificado pelo serviço de censura postal, conforme indicam a fita adesiva usada para lacrar o envelope violado e a marca postal aplicada para autenticar o ato e liberar para viagem a correspondência. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.


Um comentário:

  1. Como sempre meu amigo belissimo envelope. Gostei da historia como sempre muito interessante e didatica. Belos carimbos e carta muito bem tratada. Gostei desta peça filatelica, como sempre teu blog ta de arrasar.

    Abraços meu amigo

    ResponderExcluir