sexta-feira, 21 de junho de 2013

Do Rio de Janeiro para Guara-Mirim.

A História Postal é um campo da Filatelia que reúne e estuda documentos que ajudam a narrar a trajetória das comunicações postais. Nesse sentido, as coleções e as monografias sobre História Postal destacam-se entre as demais formas de colecionismo filatélico, pois podem abordar recortes temporais anteriores à criação do selo postal (Inglaterra, 1840), além de transitarem com mais destreza pelos conceitos e métodos da História.

O estudo de História Postal, seja uma coleção organizada para uma exposição ou um trabalho escrito na forma de monografia, vai além da coleta de dados acerca de um determinado aspecto da comunicação postal ao longo do tempo. Através do estudo do passado postal, podemos conhecer contextos históricos, práticas sociais, visões de mundo e muitas outras coisas. É o que mostra esta postagem, inspirada no trabalho de Reinaldo Jacob (2013) acerca da construção e inauguração da ponte internacional Brasil-Argentina, ingurada em 21 de maio de 1947.

Como parte da celebração, os Correios brasileiros lançaram em 1945 um selo postal comemorativo alusivo à construção e à inauguração da ponte. Porém, com a deposição de Getúlio Vargas, cuja efígie ilustrada o selo, o mesmo foi recolhido e desmonetarizado, respectivamente, em 1945 e 1946. Mais tarde, o então Departamento de Correios e Telégrafos autorizou a venda dessa série para fins filatélicos (JACOB, 2013).

O envelope desta postagem é um dos poucos envelopes circulados conhecidos que receberam selos dessa série que, segundo o filatelista Reinaldo Jacob (2013), foi único caso brasileiro de recolhimento com fins políticos. Finalizando, o autor gostaria de agradecer este colecionador por autorizar a publicação do envelope a seguir neste blogue, assim como pelos dados históricos-postais fornecidos.

Envelope circulado entre as cidades do Rio de Janeiro (08/07/1946) e Guaramirim (15/07/1946). Carta registrada, cujo valor pago foi de Cr$ 1,20 referente ao porte para este tipo de correspondência. Como os selos fixados sobre o envelope na ocasião foram desmonetarizados, os mesmos foram inutizados, provavelmente, por um agente postal (riscos em vermelho) e taxado no destino, isto é o porte teve de ser pago pelo destinatário. Coleção: Reinaldo Jacob.

Verso do envelope, onde é possível identificar o remetente e visualizar a marca postal de chegada.

Referência:

JACOB, Reinaldo. Ponte internacional Brasil-Argentina. FILACAP: edição especial, Cachoeira Paulista, v. 39, p. 9 - 11, jun. 2013.
 

5 comentários:

  1. Genial, definitivamente este selo e a historia dele sobre envelopes ou não novos, mint ou usados, sempre achei muito interessante. Eu mesmo tenho um selo carimbado o qual concordo e apoio é dificil encontrar , sobre envelkope nem se fala.

    Peça filatelica muito interessante, tanto pelos carimbos, quanto pelo fato de terem sido riscados os selos sobre o envelope.

    Agradeço mais uma vez ao amigo de compartilhar, mas também ao filatelista que autorisou tanto a postagem, quanto o comentario sempre didatico que se faz neste blog.

    Se tiver outras cartas e ou selos como este ou esta pode postar assim quem sabe poderemos afinar um estudo sobre este selo.

    Amicalmente

    Por mail envio um don onde a imagem grande é a do meu selo e o estudo feito por um filatelista.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Michel.

      Como sempre, muito gentil e generoso nos seus comentários. Fique sempre à vontade para visitar o blogue e comentá-lo.

      Excluir
  2. beleza de blog, ainda chego lá, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Agenor.

      Muito obrigado pelos seus cumprimentos. É um grande incentivo ler os recados postados pelas pessoas que visitam o blogue. Esteja sempre à vontade. Um grande abraço e um bom Domingo.

      Excluir
  3. Olá Professor, Realmente Eu sabia da existencia desse envelope mas até então não tinha visto, Parabens pela bela postagem.J/RODRIGUES

    ResponderExcluir