domingo, 30 de setembro de 2012

O Putsch de Munique.

Dez anos antes de se tornar chanceler da Alemanha, Adolf Hitler liderou uma pequena rebelião contra a República de Weimar, que ficou conhecida como o Putsch (golpe) de Munique. O fato ocorreu entre os dias 8 e 9 de novembro de 1923, na cidade de Munique, capital do estado da Baviera, no sul da Alemanha. A intentona hitleriana foi um fiasco e o seu líder acabou sendo preso, condenado e encarcerado no presídio de Landsberg, onde permaneceu até novembro de 1924, quando foi solto. A aventura golpista frustrada fez com que Hitler mudasse completamente sua estratégia de ascensão política, que passou a ser focada no sistema democrático e eleitoral de Weimar. Daí, o alto investimento do NSPAD nas campanhas eleitorais alemãs da década de 1920. Foi essa mudança de prática aliada aos efeitos da Crise de 1929 na Alemanha que fizeram com que Adolf Hitler fosse nomeado chanceler, em 30 de janeiro de 1933.
O episódio do Golpe de Munique foi recordado pelos Correios da Alemanha em 5 de novembro de 1933, quando foi emitida uma série de selos comemorativos alusiva ao aniversário de 12 anos do acontecimento. Trata-se de uma série de dois valores - 3 Rpf. e 12 Rpf - que poderia ser usada em bilhetes postais (6 Rpf.), cartas comuns (12 Rpf.) e cartas contendo impressos (3 Rpf.). O artista responsável pelo desenho foi H. Raebiger, que representou um porta-estandarte da SA em frente ao Campo de Marte, em Munique. A série, conhecida como 12. Jahrestag des Hitlerputsches, foi válida para uso postal até 31 de dezembro de 1936.
Bilhete postal circulado entre Breslau (07/01/1936) e Munique - sem data de chegada registrada. Obliteração especial referente à SILESIAPOSTA. O valor pago pelo remetente, 3 Rpf., corresponde ao porte para correspondências com impressos (Drucksache). Como o bilhete postal acima não possui mensagem escrita, mas apenas uma propaganda a respeito de uma exposição filatélica, acabou sendo interpretado como "impresso". Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Envelope circulado entre Berlim (15/11/1935) e Siebenlehn - sem data de chegada registrada. Ao lado esquerdo do carimbo obliterador há uma flâmula divulgando uma propaganda sobre o uso de telegramas. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

3 comentários:

  1. Muito legais como sempre, muda um pouco de ver selos sobre temas mais interessantes que a cara do Hitler em envelopes. Como sempre acho lindissimos estes carimbos poxa variados e bem detalhados. Felicitaçoes e obrigadao de compartilhar meu amigo

    ResponderExcluir
  2. Parabens amigo...
    Esses carimbos são acima de tudo muito bonitos...
    Amaury

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Amaury e Michel.

    Que bom que vocês gostaram da postagem. Eu concordo com os dois quanto aos carimbos. Em particular, o que eu mais gostei foi a obliteração aplicada sobre o envelope circulado. Um carimbo limpo e acompanhado de uma flâmula de propaganda escrita em alemão tipográfico. Enfim, mais uma vez, muito obrigado pelos comentários e estejam sempre à vontade para visitar e escrever!!!

    ResponderExcluir