sábado, 8 de setembro de 2012

História postal do tempo presente.

A partir da segunda metade do século 20, em particular, durante o final da década de 1970, os historiadores passaram a se preocupar em estudar recortes temporais mais próximos do tempo presente. Genericamente, esse novo regime de temporalidade é conhecido como História do Tempo Presente, sendo aplicável à qualquer domínio temático da História, como por exemplo, a História Postal.
Recebi na última semana uma encomenda cujo envelope cai como uma luva nessa discussão. Observe atentamente as imagens do mesmo, publicadas a seguir:
Anverso do envelope. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
 
Reverso do mesmo. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

Análise do documento.
Envelope circulado entre as cidades de Santa Maria (27/08/2012) e São Bento do Sul (31/08/2012 - segundo informa o banco de dados dos Correios para rastreiamento de objetos). Carta registrada com valor declarado. As etiquetas fixadas no verso do envelope indicam que o destinatário não se encontrava no local de entrega e pós três tentativas realizadas pela carteira responsável, a correspondência foi encaminhada para a retirada em agência postal no dia 04/09/2012. Ainda no verso do envelope, no canto inferior direito, há três anotações manuscritas feitas pela carteira que informam os dias e as horas em que as tentativas de entrega foram realizadas, a saber:
31/08/2012 - 11h46;
03/09/2012 - 11h32;
04/09/2012 - 11h43.
De acordo com o depoimento do carteiro Euzebio Coan, as pequenas diferenças nas tentativas de entrega nos dias 31/08 e 3-4/09 indicam que a rotina de entrega da carteira é pouco movimentada, ao contrário do que ocorreria se ela trabalhasse em um grande centro urbano. E mais: no mesmo dia 04/09, ela deveria ter feito uma última tentativa de entrega, durante o período vespertino.
Finalizando, na tarde do dia 05/09/2012, às 13h31, eu efetuei a retidara do envelope, em uma agência dos Correios localizada no Centro de São Bento do Sul. Para o meu deleite, recebi os cinco envelopes circulados da Alemanha Reich da década de 1930. Ampliei a minha coleção e acabei recebendo, sem querer, um documento que elucida a história das comunicações postais no tempo presente.

4 comentários:

  1. Artigo legal e se le como uma revistinha. Interessante de ver quando conhecemos o Império a evolução dos correios. Temos tendencia a criticas sempre, mas a evolução não foi unicamente ruim, mas até boa.

    Agradeço novamente ao amigo pelo artigo e sei que estes reich estao em boas mão sabendo que bem passeiaram né ^^

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Mitch. Em se tratando de Correios, você tem razão, nem tudo é ruim. A única nota destoante nesse envelope é que o remetende poderia ter caprichado um pouco mais na redação do endereço de destino e aplicado selos comemorativos. Foram isso eu gostei muito dele, pois é um material interessante para a História Postal.

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Em Portugal, os carteiros apenas tentam entregar uma vez. No dia seguinte fica disponível na estação de correio para levantar pelo destinatário ou por alguém devidamente mandatado pelo mesmo. Pode ainda ser redirecionada para outra morada ou para outra estação de correio (serviço pago)

    ResponderExcluir
  4. Yo soy cartero en España, y lo que me ha llamado la atención es que en Brasil se realicen tres intentos de entrega de un certificado. Aqui en España solo se realizan dos intentos y en el último se deja un aviso para que pasen a recogerlo en la oficina de correos. Y si es urgente, como este envio, en el primer intento si no se puede entregar se avisa para que pase a recogerlo por la oficina de correos. Hay que tener en cuenta que las oficinas de correos en España estan abiertas todos lo dias desde la 8 de la mañana hasta las 9 de la noche ininterrumpidamente. De esta manera el destinatario que recibe una carta urgente puede recogerla el mismo día. Saludos

    ResponderExcluir